Wednesday, May 22, 2013

Bonacchi Chianti Gentilesco DOCG 2011

Sábado passado bateu uma saudade danada da viagem pra Itália que fiz a pouco tempo, na ocasião de minha lua de mel, e resolvemos que seria a oportunidade para comermos uma pizza acompanhada de um dos tipos de vinho mais famosos da Itália. Não, essas primeiras linhas apesar de não serem verdadeiras também se encaixariam muito bem na situação. Acontece que sábado sai com minha esposa e minha enteada para comermos uma pizza e na hora de escolher o vinho, não tive dúvidas e optei por um vinho italiano para ser o fiel escudeiro da comida.


A Cantina Bonacchi colhe as uvas para este vinho e faz seu vinho em Montalbano, bem no coração da área demarcada como Chianti (não a clássica, diga-se de passagem). O vinho é um corte de Sangiovese (85%) e Canaiolo (15%), uvas permitidas pela legislação. Possui teor alcoólico de 12,5%. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor rubi violácea de média intensidade, com bastante brilho e alguma transparência. Lágrimas finas, rápidas e levemente coloridas completam o conjunto visual.

No nariz o vinho se mostrou extremamente frutado, como normalmente se apresentam os Chiantis. 

Na boca uma deliciosa acidez, corpo médio e taninos aveludados. Retrogosto confirma fruta pujante e tem um final de média duração.

Um bom vinho, que realmente me trouxe saudades da viagem e que me fez querer pensar em uma volta a Itália e a uma visita a região de Chianti, que desta vez ficou de fora do roteiro. Escortou com bravura uma pizza metade quatro queijos e metade calabresa coberta com mussarela e alecrim. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment