Monday, September 29, 2014

Visita a Cervejaria Funky Buddha em Oakland Park, na Flórida!

As viagens a trabalho as vezes nos rendem surpresas agradáveis e possibilidades até então inimagináveis. Quando você tem um final de semana livre, as vezes procura novidades na região em que você se encontra para evitar os lugares já manjados, ainda mais se você já tiver visitado o local anteriormente. E foi exatamente assim que acabei descobrindo a Cervejaria Funky Buddha, em Oakland Park, Flórida. O local fica a cera de uns 40 minutos de Miami, lugar em que me encontrava e não pensei duas vezes em ir lá visitar. Ainda mais depois de ver que era possível fazer um tour pela fábrica, beber as cervejas ali no bar da cervejaria ou ainda comer pratos diferentes em um dos food trucks que costumam parar lá na porta.


A história da Funky Buddha  Brewery começou em 2007, quando o proprietário Ryan Sentz comprou um lounge de chá em um trecho despretensioso de lojas na Rodovia Federal em Boca Raton. O local logo se expandiu e se tornou ponto de encontro para amantes de uma boa cerveja artesanal. Logo o espaço em Boca Raton se tornou pequeno e depois de alguns estudos e convites, a aquisição do local atual em Oakland Park foi uma consequência e a realização de um sonho: tornar profissional sua atividade de cervejeiro caseiro. E assim, em setembro de 2010, Sentz e sua equipe levantaram um copo e brindaram a todos a nova Funky Buddha  Lounge & Brewery. Os primeiros lotes foram um sucesso instantâneo: cervejas como Rum-Soaked Oak-Aged Red Ale, Orange-Creamsicle Wheat e a Ginger Lemongrass fizeram com que os fãs de cervejas artesanais começassem uma caravana rumo ao lugar. Então, alguns meses depois, Sentz criou uma cerveja que quebrou todos paradigmas: a Maple Bacon Coffee Porter. Esta cerveja tinha de tudo um pouco: bacon salgado e defumado, um grosso e doce xarope de syrup e café torrado. Ela também bateu perfeitamente no renascimento da cerveja artesanal varrendo sites como BeerAdvocate.com e RateBeer.com na época. Nesta época também a Funky Buddha chegou a ser considerada a 27a melhor cervejaria do mundo de acordo com o RateBeer


A visita se dá basicamente mostrando todos os equipamentos da fábrica, desde a moagem dos grãos até a fermentação da cerveja em tanques de aço inox. Falamos também sobre as principais matérias primas que compõe a cerveja: água (a mais chata, segundo nosso guia Trevis), malte, lúpulo e as leveduras. Aliás o uso de vários tipos de lúpulo vindos de várias partes do mundo juntamente as leveduras selecionadas é que diferenciam as cervejas aqui. Vale lembrar que nenhuma cerveja é filtrada e/ou pasteurizada, o que reduz o shelf life consideravelmente. Além disso toda a visita é movida a cerveja: começamos com a OP Porter, densa, aromas de mocha e tostados além de um chocolate amargo; passamos a flagship deles a Hop Gun IPA, muito caramelo, mel, frutas e aquele amargor final delicioso e refrescante; depois veio a Floridian Hefeweizen, uma cerveja de trigo estilo alemã mais leve e refrescante, que trás muita banana e especiarias, num final seco e quase "salgado"; e para finalizar uma tripel belga de cair o queixo, deliciosa cujo nome me fugiu da memória.


Os tours pela fábrica estão disponíveis em 3 horários aos sábado e domingos e dois horários as terças e quintas, se não me engano. E ainda os planos aqui são ousados: estão expandindo um pouco a fábrica e estão incluindo uma linha de envase para  que isso possa acontecer. Já estão presentes em bares e restaurantes espalhados pela Flórida mas a idéia é expandir dentro de todo o território nacional americano. Quem sabe um dia não desde um pouco mais e aparece em terras brasilis? Eu recomendo a visita e a cerveja.


Para maiores informações, reservas de tours e compras on line acessem:


Até o próximo!

No comments:

Post a Comment