Monday, November 10, 2014

Dunamis Ar Brut Rosé: Simplicidade a toda taça!

No último dia 29 de Setembro tivemos a oportunidade de conhecer os espumantes da linha Elementos Ar da Dunamis Vinhos. E seguindo o modelo feito no programa, o primeiro vinho que provamos foi o Dunamis Ar Brut Rosé, lançamento da vinícola então. Vejamos o que podemos falar deles.

espumante-Dunamis-ar-brut-rose

Fundada em 2010, a Dunamis Vinhos está localizada nos municípios de Dom Pedrito e Cotiporã. A Dunamis Vinhos é pioneira no desenvolvimento de alguns vinhos bem peculiares como um vinho Merlot vinificado em branco e outros. Com vinhos e espumantes descontraídos, a Dunamis Vinhos oferece uma experiência de descoberta para os novos consumidores brasileiros. A proposta de sofisticação sem chateação traduz-se nos nomes e nas embalagens de nossos vinhos, elaborados por dois jovens enólogos, Thiago Peterle e Vinícius Cercato, e feitos para combinar com diferentes estilos, paladares e momentos: sozinho para relaxar, em um encontro com os amigos, no almoço de família ou no jantar a dois. Plantados em 2002, seus vinhedos estão localizados nas regiões da Campanha Gaúcha e da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. O reconhecimento veio logo, por seus vinhos criativos e descontraídos, e hoje a empresa é bem conhecida do público nacional. Dentre suas linhas de produtos, podemos citar: Elementos Cor, Ser e Tom (vinhos tinto, branco e rosé); Elementos Ar (vinhos espumantes Brut, Brut Rosé e Moscatel) e Movimento (varietais brancos e tintos com diversas uvas além de espumantes Brut e Extra Brut).

Sobre o vinho espumante Dunamir Ar Brut Rosé, é um corte de 50% de Merlot e 50% de Malbec com uvas cultivadas na Serra Gaúcha, notoriamente uma região reconhecida por sua vocação na produção de vinhos espumantes. O vinho base ficou em contato com as cascas por 6 meses antes da fermentação e a segunda fermentação é feita pelo método Charmat bem curto (cerca de 45 dias). Vamos as impressões.

Na taça o vinho espumante mostrou uma coloração salmão mais escura do que o usual, boa formação de perlage, com bolhas pequenas e persistentes, formando boa coroa. Bom brilho e boa transparência.

No nariz o vinho espumante apresentou aromas bem intensos de frutos vermelhos em geral (morangos e cerejas principalmente) com leve aroma floral de fundo.

Na boca o vinho espumante se mostrou cremoso e fresco, com boa formação de espuma também. O retrogosto confirma o olfato muito frutado e o final é de média duração com leve amargor, que não chega a incomodar.

Mais uma bela opção de vinho espumante que conhecemos por aqui, ainda mais tendo em vista que nos aproximamos das festividades de final de ano e os vinhos espumantes são sem dúvidas uma das bebidas mais consumidas nesta época. Mas não nos fixemos a isto pois como a própria proposta da Dunamis Vinhos, são vinhos espumantes para qualquer hora, local e ocasião! Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment