segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Badia di Morrona Caligiano Chianti DOCG 2012: Ah Toscana querida!

Sempre que bebo um vinho da Toscana por aqui é um deleite, primeiro por que só trás a tona lembranças deliciosas de uma parte muito importante de minha vida e também por que eu adoro a viticultura e a gastronomia italiana (provavelmente por causa dos meus genes). E não poderia ter sido de maneira melhor do que tirar o Badia di Morrona Caligiano Chianti DOCG 2012 da adega para relembrar tudo isso.


A clássica vinícola Badia di Morrona está localizada na comuna de Terricciola, dentro da província de Pisa. Sua atividade agrícola tem origem que se perde no tempo, bem como a tradição vitivinícola regional. A estrutura local do solo é ímpar, formada por fósseis marinhos, argila, minerais e areia. Já a sede da produtora é um mosteiro histórico do século XI, que na época fora utilizado por monges beneditinos para habitação e, desde então, para a produção de vinhos. Apenas no ano de 1939, a propriedade com aproximadamente 100 hectares foi adquirida por Mario Gaslini e Italo Gaslini, os quais decidiram investir nessa região da Toscana por acreditarem em seu alto potencial para a viticultura. Até hoje a produtora pertence à família Gaslini e, apesar de ter sido ampliada com o passar dos anos, sua propriedade está muito bem preservada, remontando um belo passado bucólico.

Sobre o Badia di Morrona Caligiano Chianti DOCG 2012, podemos complementar que é feito a partir das castas Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. A maturação é feita por10 meses em tanques de aço inox. Possui 13,5% de graduação alcoólica. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma cor rubi violácea de média intensidade, bom brilho e boa transparência. Lágrimas finas, rápidas e coloridas também se faziam presentes.

No nariz o vinho mostrou aromas de frutos vermelhos silvestres, especiarias e tostado.

Na boca o vinho mostrou corpo médio, deliciosa acidez e taninos finos e macios. Retrogosto confirma o olfato e o final é de média para longa duração.


Um delicioso vinho italiano, que embalou o sábado a noite acompanhado de um belo risoto de cogumelos ao vinho tinto com lascas de amêndoa e uma bela fraldinha grelhada. Este vinho foi comprado na loja Vinhos de Bicicleta, em São José dos Campos e custou cerca de R$ 60,00. Eu recomendo.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário