quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Feteasca Neagra Private Reserve 2013: Mais da Romênia na taça!

Em mais um noite ordinária em casa, daquelas com chuva lá fora (graças a deus!) e a temperatura caindo um pouco face ao que temos presenciado, era hora de tirar um bom tinto da adega e trazer para a mesa. E a escolha é sempre difícil mas recai sobre a vontade de provar algo novo e diferente, seja região, uva ou coisa do gênero. E foi assim que o Feteasca Neagra Private Reserve 2013 foi provado então. Vamos ver o que descobrimos sobre ele.


O vinho é produzido pela Cramele Halewood Wines, fundada em 1978 por John Halewood. A empresa logo se tornou o maior produtor nacional independente de vinhos e bebidas alcoólicas no Reino Unido. A empresa passou a deter participações em áreas-chave da indústria de bebidas em todo o mundo. Com um volume de negócios anual superior a 500 milhões de Euros, a Halewood International Ltd. distribui mais de 1.400 produtos no Reino Unido e 30 países mundo a fora. Quatro das marcas do grupo Halewood International Ltd. podem ser encontradas nas dez melhores marcas em sua categoria no Reino Unido. Hoje, depois de um investimento de 10 milhões de euros, a empresa possui quatro subsidiárias na Romênia. O principal objetivo da empresa era comercializar vinhos romenos às expectativas internacionais. A Halewood Romênia atualmente vende seus vinhos para mais de 40 países e se tornou o maior exportador de vinho engarrafado romeno. Tais países incluem China, Japão, Coréia do Sul, México, Peru e, claro, o Reino Unido e os Estados Unidos. A Halewood Romênia utiliza castas internacionais, como Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Chardonnay, Pinot Gris, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, e as incríveis variedades locais Feteasca Neagra, Feteasca Alba, Feteasca Regala e Iordana. Com tal diversidade, a Halewood Romênia é capaz de fornecer ao mercado nacional e internacional vinhos de alta qualidade, os quais têm personalidades bem definidas.

O Feteasca Neagra Private Reserve 2013, como o próprio nome já entrega, é feito com uvas 100% Feteasca Neagra, autóctone da região de Dealurile Munteniei, na Romênia. Amadurece por 12 meses em barricas de carvalho antes de ser liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho mostrou coloração violácea de grande intensidade, bom brilho e pouca transparência. Lágrimas finas, espassadas, de velocidade média e bem coloridas tingiam as paredes da taça.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos frescos com toques de tostado e baunilha.

Na boca o vinho mostrou corpo médio, boa acidez com taninos macios e sedosos. Retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Mais um bom vinho romeno provado por aqui, este que é mais um vinho que me foi apresentado pelo Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário