Wednesday, August 19, 2015

Irrosso di Casanova Di Neri 2013: Mais um sucesso de Winebar!

Em mais uma noite da excelente parceria entre o Winebar e a Importadora Expand, pudemos acompanhar ontem a degustação de um vinho interessantíssimo da prestigiada vinícola italiana Casanova Di Neri, um dos mais aclamados produtores da região de Montalcino. Giacomo Neri, proprietário da Vinícola Casanova di Neri, era o convidado da vez e além de falar um pouco sobre o vinho alvo do dia, nos deu uma verdadeira aula sobre um dos mais famoso vinhos do mundo: o Brunello di Montalcino. Vamos ver o que podemos falar sobre a vinícola e sobre o Irrosso di Casanova Di Neri 2013?


A Vinícola Casanova Di Neri foi fundada em 1971 por Giovanni Neri, que com sua grande visão e paixão pelo vinho, compreendeu o enorme potencial do vinho no território de Montalcino, passando o empreendimento para seu filho Giacomo Neri em 1991. Sua primeira colheita foi de um Brunello di Montalcino (Sangiovese) em 1978. Desde então sua curta porém premiada história tem se tornado notável dentro e fora da Itália. Atualmente, a propriedade abrange uma superfície de cerca de 500 hectares, dos quais 63 são de vinhas, 20 de oliveiras (sim, eles também produzem azeite por lá) e o restante são de florestas e terras aráveis.

Já o Irrosso di Casanova Di Neri 2013 é um vinho cujo corte contém uvas Sangiovese (em sua variação Sangiovese Grosso) e Colorino, do vinhedo denominado "Cetine" ao sul de Montalcino, da onde também vem as uvas de seus famosos Brunello Tenuta Nuova e Rosso di Montalcino. O vinho final é envelhecido em barris de carvalho por cerca de 15 meses e 6 meses em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração rubi violácea de média para grande intensidade, bom brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, coloridas e em grande quantidade também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, chocolate, terrosos e algo que lembrava flores.

Na boca o vinho se mostrou encorpado, parrudo, de boa acidez e com taninos marcados e presentes, mas de boa qualidade. O retrogosto confirma o olfato e final era longo e saboroso.

E assim fechamos mais um evento do Winebar, com mais um belo e interessante vinho italiano. Mais uma prova que a parceria bacana com a Expand e o Winebar já é um sucesso comprovado. Por aqui o vinho acompanhou um Spaghetti a Carbonara e ficou perfeito. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment