Tuesday, August 25, 2015

Café Cabernet 2012: O que este curioso vinho sul africano tem?

Um vinho curioso que já te faz pensar e te induz a procurar determinados aromas e sabores. Será que funciona? É o que iremos verificar a seguir.


Este vinho é produzido pela Linton Park Wines na região do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. Sua história começa em 1699. Nesta época, a propriedade De Slangerivier, que leva seu nome em virtude do pequeno e sinuoso rio que flui do Monte Groenberg para a região onde a fazenda está situada, foi concedida ao francês Louis Fourie pelo então governador da época, Willem Adriaan van der Stel, sendo ele (Louis Fourie) o responsável pelo plantio das primeiras vinhas por lá. Em 1995, os planos foram elaborados para a restauração completa da propriedade, concluída algum tempo depois. Atualmente a fazenda cobre 294 hectares dos quais 100 hectares são cobertos com castas nobres, como Cabernet Sauvignon, Shiraz, Merlot, Pinotage, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Os vinhedos estão situados nas encostas do Monte Groenberg com mais de 500m de altura, onde as temperaturas são muito mais frias e os solos ricos em um terroir único.

Já sobre o Café Cabernet 2012, podemos ainda acrescentar que é um vinho 100% feito com uvas Cabernet Sauvignon colhidas manualmente de videiras com idades por volta de 5 anos. É carinhosamente trabalhado com carvalho francês para aflorar os aromas alvo da proposta, no caso derivados do café. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração violácea de grande intensidade com bom brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas e coloridas também eram notadas nas paredes da taça.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, leve toque de especiarias, café com leite e café torrado. 

Na boca o vinho se mostrou de corpo médio, taninos finos e acidez na medida. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um vinho bem feito, curioso e que realmente entrega o que promete. Recomendo a prova, principalmente pra quem quer e gosta de algo diferente. Recebi mais esse belo exemplar do Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo.


Até o próximo!

No comments:

Post a Comment