Thursday, August 13, 2015

Adaga Marselan 2008: Mais um bom vinho tinto nacional

A Cave de Pedra Winery é toda construída em pedra basalto (rocha matriz da região do Vale dos Vinhedos), com arquitetura que lembra os castelos medievais, daí o nome da vinícola e o título do post. E foi construída assim pois os proprietários, além do gosto pessoal pela época e por tal arquitetura, pensaram também em uma maneira ecológica e mais barata para favorecer a manutenção de temperaturas amenas, necessárias para o amadurecimento e envelhecimento dos vinhos. A Cave de Pedra Winery tem produção limitada de vinhos e espumantes, mantendo assim a tipicidade do terroir do Vale dos Vinhedos. Sua especialidade é a elaboração de espumantes pelo processo tradicional (segunda fermentação em garrafa). Possuí diversas linhas e estilos de vinificação, produção esta que está contida em cerca 45.000 garrafas anuais, que ainda pode variar de safra para safra, dependendo da qualidade das uvas. Tem como principal meio de vendas o varejo da própria vinícola. Conta ainda com um vinhedo "didático" na entrada da sede da vinícola para fins de visitação e degustação de uvas diretamente do pé (uma deliciosa brincadeira, diga-se de passagem), além de espaços que podem ser utilizados para eventos e degustações para grupos de até 300 pessoas.


Sobre o Adaga Marselan 2008 podemos acrescentar que é feito com 100% desta variedade de uva oriunda da Itália (Marselan, que segundo consta é um cruzamento de Cabernet Sauvignon e Grenache) que passa por amadurecimento em barricas de carvalho por oito meses. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor violácea de média intensidade, com algum brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, especiarias doces, toques terrosos e tostados. 

Na boca o vinho mostrou corpo médio, acidez gastronômica e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Mais um ótimo exemplo de vinho tinto nacional a um bom custo benefício e que, mostra que também fazemos vinhos tintos decentes, que duram e que podem agregar a qualquer refeição. Eu recomendo a prova, foi o vinho que brindamos ao dia dos pais lá em casa.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment