Friday, August 21, 2015

Familia Cassone Obra Prima Maximus 2011: Obra de arte engarrafada!

A Bodega Familia Cassone foi criada em 1998 por seu patriarca, Eduardo Cassone, sua esposa mais seus três filhos. E esta veia pelo negócio vitivinícola se deu em Eduardo em consequência do empreendedorismo de seu pai, que começou a elaborar vinhos ainda em meados dos anos 50. E grande parte desta tradição veio ainda de seus antepassados, que chegaram na Argentina em meados do século XIX, vindos do Piemonte e arredores (Itália). Todos estes fatores em conjunto somados ainda a muito trabalho e dedicação colocaram esta bodega familiar no hall das mais importantes da Argentina. A Bodega Familia Cassone esta localizada no departamento de Luján de Cuyo e segue os padrões da região, sem deixar de lado entretanto os cuidados com o meio ambiente.


O Obra Prima Maximus 2011 é um corte cuja composição é: 66% Malbec, 17% Cabernet Franc e 17% Syrah de vinhedos em Lujan de Cuyo e Tupungato, em Mendoza. Passa ainda por 18 meses em barricas novas de carvalho francês para envelhecimento e afinamento. O vinho pode ser considerado o topo de gama da vinícola, sua maior expressão. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração violácea de grande intensidade, bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, lentas, em grande quantidade e coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho já mostra toda sua complexidade, com notas de frutas vermelhas, especiarias, mentolado, chocolate e tostado.

Na boca o vinho se mostrou encorpado, taninos firmes e potentes mas de alta qualidade e uma acidez deliciosa, mantendo o vinho vivo no palato. O retrogosto confirma o olfato e o final é levemente apimentado, longo e muito saboroso.

Um baita vinho argentino sem dúvidas! Adimito que sou fã da vinícola de longa data, mas ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer sua maior estrela. E é claro que este encontro não me decpcionou, pelo contrário, só me fez ficar ainda mais fã do trabalho da Família Cassone. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment