Monday, March 16, 2009

Avenida Dropsie

Hoje, tenho uma dica muito legal para quem gosta de teatro e também de quadrinhos. Está em cartaz no Teatro Popular do Sesi, para uma curta tempoarada até o dia 5 de abril, o espetáculo “Avenida Dropsie” que é baseado nas graphic novels (estórias em quadrinhos em formatos de albuns e com temática mais adulta) de Will Eisner, cosiderado por muitos como o "papa"deste tipo de edições.

Esta montagem teatral, feita pela Sutil Cia de Teatro, funciona como uma espécie de colcha de retalhos de lembranças de histórias vividas em um prédio de 3 andares situados na avenida título do espetáculo, sendo estas lembranças baseadas na vida do próprio autor em Nova Iorque, acompanhando inclusive a época da grande depressão na década de trinta. 

A montagem promete se valer da simultaneidade dos diálogos dos moradores, com o acréscimo de boas doses de lirismo. Algumas partes da encenação levam nomes que reforçam esta perspectiva: Janelas, Paredes, Despedidas, Fiéis, Subways, Pequenos Milagres e Anotações sobre Pessoas da Cidade.

Avenida Dropsie retrata como as pessoas vivem em grandes metrópoles, seus medos, aflições, modo de vida, como vivem com medo de olhar nos olhos de outras pessoas que são de sua vizinhança, que não possuem compaixão pela história alheia mas também fala de seus sonhos, ambições, de suas amizades e relacionamentos amorosos.

Além disso tudo, vale destacar também a cenografia e figurinos, todos muito fiéis a época retratada na peça e, além disso, é de se entorpecer ver como foi possível se trazer para dentro do teatro no meio da avenida paulista um prédio de 3 andares fielmente reproduzido junto de seus moradores. Além disso, é ainda retratada chuva com fidelidade incrível (é uma quantidade absurda de água que cai por mais de 15 min no palco, que depois é recolhida, tratada e é utilizada no espetáculo seguinte).

Enfim, para os apreciadores de arte ou para aqueles que procuram diversão barata na cidade de São Paulo (o ingresso custa apenas R$ 10,00 às quintas, sextas, sábados e dmoningos sendo gratuita às quartas) fica a dica de um espetáculo diferente porém, em minha modesta opnião, imperdível. Aos que já puderam apreciar tal espetáculo fica o convite a dividir comigo sua opinião nos comentários do balaio.

No comments:

Post a Comment