segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dia Mundial do Rock!!

Para todo apreciador de um bom e velho rock n’roll hoje pode ser uma data muito especial. Por que? Por que hoje comemoramos o dia mundial do rock. Isto mesmo, 13 de julho é o dia do rock.

Desde 1985 esta data é celebrada, quando na ocasião ocorreu o famoso festival Live Aid, festival pelo fim da fome na Etiópia, e a partir dai esta data se firmou como o dia mundial deste estilo musical. O Live Aid foi um festival que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e trouxe nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros. O Live Aid arrecadou mais de 60 milhões de dólares que foram doados em prol dos famintos na África. Curiosamente, não foi feito nenhum vídeo, CD, DVD sobre o festival até hoje, muito possivelmente pela grande quantidade de bandas e cantores(as) envolvidos no projeto.

Apesar do gênero ser considerado anárquico e de ser ouvido por “rebeldes”, é muito difícil definir o que é rock n’roll. O ritimo acelerado, o som distorcido de guitarras, o peso da batida da bateria e os vocais muitas vezes guturais são comumente associados ao rock porém desde a criação do gênero, diversas vertentes foram criadas até hoje e não é a toa que no mesmo barco encontramo Black Sabbath e Duran Duran, por exemplo.

Apesar disso, com o festival Live Aid e diversos outros, principalmente na década de 80, o rock se mostrou um gênero musical social e politicamente consciente, encabeçando diversas campanhas em prol de se levantar fundos por diversas causas atuais, como fomes e guerras, além de passar muitas mensagens em suas letras através dos tempos.

Enfim, celebremos a data com muita música, alegria e aceitação as diferenças. Um salve ao dia do rock!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário