Friday, July 13, 2012

Curiosidade sobre vinho & rock n'roll!

Para os que não se atentaram ou mesmo não são muito chegados em música, a data de hoje pode passar despercebida. Acontece que hoje, 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. E eu sou muito grato por ter vivido na transição da década de 80 para a de 90, onde o rock vivia praticamente o auge. Bandas como Guns n'Roses, AC/DC, Iron Maiden, Metallica e por aí vai ainda estavam com uma pegada firme e criando verdadeiros hinos que eram entoados ao redor do mundo. E não é que, lendo alguns artigos sobre a data, acabei descobrindo uma curiosidade que envolve o mundo dos vinhos? Você, caro leitor, sabia que a música Night Train, do Guns n'Roses, faz referência a uma bebida que era considerada um vinho? Sim, a música não diz respeito a drogas, aventuras sexuais ou algo do gênero, comumente retratadas nas letras da banda. 


O tal "Night Train" era um vinho fortificado vagabundo e barato, que continha tipicamente grau alcoólico entre 13% e 20% e, entre seus elementos constituintes principais, estavam o açúcar e colorantes/aromatizantes artificiais. Esse vinho teria surgido na década de 30, com o advento da grande depressão e da lei seca nos EUA, uma vez que as matérias-primas eram mais fáceis de serem adquiridas pelos produtores. A partir daí, surgiu uma vasta gama desses vinhos fortificados, que foram se tornando cada vez mais populares devido aos preços acessíveis e à escassez de outros tipos de bebidas. Mais tarde, em meados dos anos 2000, algumas dessas marcas foram banidas do mercado, uma vez que se comprovaram diversos malefícios para a saúde de seus consumidores. Além disso, grandes movimentos de organismos da área da saúde engrossavam a campanha contra eles. Hoje, ainda existem algumas poucas marcas à venda, mas muitos entendidos no assunto dizem que é apenas uma mudança de aromatizantes das marcas que foram banidas do mercado.

E vocês, caríssimos leitores, conhecem mais alguma lenda do rock que possa ser confundida com vinhos, para comemorarmos a data de hoje?

Até o próximo!

4 comments:

  1. Essa eu não sabia!!!!
    Muito legal a história.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você viu só Marcelão, coisas que só o rock n'roll pode fazer por nós!

      Abraços!

      Delete
  2. Replies
    1. Mais um causo do bom e velho rock n'roll.

      Obrigado pela visita!

      Abraços!

      Delete