Monday, July 23, 2012

Le Difese IGT 2009

Inconscientemente, porém nem tanto, continuei minha incursão pela Itália, sonhando com suas belas paisagens, morros verdejantes e vinhedos a perder de vista. Porém agora mudamos um pouco o cenário e vamos para a Toscana, tão revisitada nos filmes e outra mídias visuais e escritas por este mundo afora. E mais uma vez não brinquei em serviço e já fui buscar minha inspiração com um produtor de renome, a Tenuta San Guido, que entre outras preciosidades é responsável pela produção do Sassicaia. Entretanto não atingi tal nível e fiquei num vinho que considero de uma linha intermediária: o Le Difese!


O vinho em questão é feito de um blend de 70% de uvas Cabernet Sauvignon e 30% de Sangiovese, fazendo com que o vinho se enquadrasse na classificação de IGT. Aliás, esta história de classificação é um tanto quanto controversa e já falei mais sobre ela aqui e portanto não irei me aprofundar agora. Após todo processo fermentativo, o vinho passa por 12 meses em barricas francesas e americanas para afinamento e finalmente por um período de3 meses em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Vamos então as impressões.

Na taça uma bonita cor rubi violácea de média intensidade, ligeiramente transparente e com lágrimas finas, rápidas e quase que sem nenhuma cor.

No nariz o vinho abriu com aromas de frutas vermelhas (notadamente ameixas e framboesas), especiarias e ervas (pimenta e o que pareceu folhas de ervas secas). Ao fundo de taça também pude notar notas de madeira e leve toque de baunilha. Tudo muito elegante e equilibrado.

Na boca o vinho era bem encorpado com taninos finos e macios além de uma acidez bem gulosa, que te deixava sempre com a vontade para o próximo gole. Retrogosto frutado e apimentado num final de longa duração.

Outro excelente vinho, delicioso e voluptuoso que vale cada gole. Este foi comprado na Enoteca Cavatapi e custou R$ 89,00 em uma promoção do importador (Ravin) em contrapartida as famigeradas salvaguardas. Valeu cada centavo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment