Friday, September 9, 2011

Sangiovese Cancelli 2009

Aproveitando a deixa do restaurant week e da inspiração italiana dos pratos, não pude deixar de tomar um belo exemplar daquelas terras para acompanhar minha refeição a base de massa fresca. E o escolhido foi este IGT Toscano, o Cancelli 2009. Blend de 30% de Syrah com 70% de Sangiovese, o vinho tem as duas variedades fermentadas separadamente em cubas de inox, sendo que o corte é feito antes do engarrafamento, onde ocorre o afinamento, sem contato com barricas.

O sistema de denominações de origem italianos passou a contar com os IGTs na década de 90 aproximadamente, mas a idéia sobre esta regulamentação surge em meados dos anos 80 quando o vinho italiano em sua maioria é muito "aguado" e "ralo", sendo engarrafado como vino de tavola. A partir da criação da lei que instituia o IGT, cria-se uma legislação que embora mais branda que uma DOC ou DOCG, dá aos vinhos algum senso de origem. Alguns produtores mais espertos porém, tendo em vista que esta regulamentação é menos restritiva, começam a utilizar a denominação para suas experimentações, utilizando uvas internacionais e criando seus melhores e mais cultuados vinhos, no caso até mesmo os super toscanos. Mas sem maiores delongas, vamos ao vinho.



Na taça apresentou uma bonita cor rubi violácea quase azul de tão forte. Lágrimas finas, rápidas e levemente coloridas completavam o aspecto visual.

No nariz o vinho se mostrou bem franco, com aromas de frutas vermelhas bem maduras (como se sentíssemos a sua doçura no aroma), toques de pimenta e cravo. Ao fundo algo que me lembrava couro, mas não consegui confirmar.

Na boca o vinho era uma seda, corpo médio com taninos presentes, marcantes mas bem integrados com a acidez, que sempre convidou ao próximo  gole. Um pouco quente de início, arrefeceu durante a refeição. Confirmou frutas e especiarias em boca com final um pouco curto mas saboroso.

Acompanhou bem os pratos de massa e alegrou a refeição. Trazido pela Mistral, me parece uma boa compra ao redor dos R$ 50,00.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment