Thursday, September 22, 2011

Gran Feudo Crianza 2006

Este exemplar espanhol é produzido na DO Navarra, localizada mais a noroeste do país, em uma região moderna, que atualmente é conhecida por muita experimentação e utilização de cortes de uvas como Tempranillo e Garnacha em conjunto com uvas internacionais, sabidamente Cabernet Sauvignon e Merlot entre outras. No caso específico deste vinho, o corte tem as seguintes proporções: 70% Tempranillo, 25% Garnacha, 5% Cabernet Sauvignon. Após sua produção passa por um período de 12 meses em barricas americanas de carvalho para envelhecimento e afinamento. Vamos as impressões.


Na taça o vinho apresentou uma cor rubi violácea já tendendo ao granada, com borda atijolada. Lágrimas finas, rápidas e incolores completavam o conjunto.

No nariz o vinho se mostrou muito frutado, notadamente frutos escuros como amoras e ameixas. Madeira muito presente apresentando também aromas de "cheese cake" e chocolate. Ao fundo, alguma coisa me lembrava especiarias doces como cravo e tabaco. Muito complexo e interessante o vinho.

Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez levando em conta sua idade já avançada, taninos finos mas presentes, devidamente integrados. Confirma em boca frutas escuras e alguma coisa de baunilha/chocolate. Final de média duração.

Um vinho interessante, fácil de beber e que vai bem sozinho, porém deve acompanhar também alguma carne assada sem muito tempero e massas mais leves com molhos vermelhos. Bom custo benefício e como eu gosto de frisar, vai me ajudando a expandir o paladar.

Até o próximo!

2 comments:

  1. Belo caldo, gostei muito. Foi muito feliz na avaliação, concordo em todos os pontos com você. Abraço, Rômulo Lôbo. golesedicas.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Rômulo,

    Primeiro obrigado pela visita.

    Depois,pelos comentários. Fico feliz quando as pessoas dividem as experiências comigo por aqui.

    Já venho acompanhando seu blog a um tempo porém nunca havia comentado por lá. De qqer forma, belo trabalho.

    Continue acompanhando.

    Abraços

    ReplyDelete