Monday, September 12, 2011

Polkura Syrah 2006

Este vinho é produzido em Marchigue, no Vale do Colchágua no Chile e segundo o produtor tem a seguinte composição 92% Syrah, 4% Malbec, 2% Viognier e 2% Tempranillo / Mourvedre / Grenache Noir, um corte um tanto quanto inusitado eu diria. Para afinamento, o vinho passa por 12 meses em barricas francesas e americanas, de primeiro, segundo e terceiro usos.

O nome Polkura remete a uma montanha na extremidade mais ocidental do Vale do Colchágua onde os vinhedos estão localizados, e está escrita na lingua Mapuche, povo anciente do Chile. Polkura significa "pedra amarela" e faz também menção ao solo granítico da região que possui coloração amarelada. Apesar da proximidade com o oceano, a cadeia montanhosa segura um pouco das brisas marítimas mais frescas, fazendo com que o micro clima da região se torne algo temperado. Sem maiores delongas, vamos as impressões.



Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi violácea com bordas alaranjadas, pouca transparência, lágrimas finas, lentas e bem coloridas, tingindo bem a taça.

No nariz apresentou aromas de frutas como figo, ameixa preta e jabuticaba, todas muito maduras. Em segundo plano apresentava muita especiaria (pimenta branca e preta), couro, carne defumada e leve aroma de côco. Muita complexidade e exuberância aromática marcavam o vinho.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez, uma pontinha de álcool no início (que logo sumiu apesar dos incríveis 14,8%), taninos firmes e presentes, marcantes. Cofirmou muita fruta, especiarias e côco em final longo e saboroso. Muito potente também no palato.

Um bom vinho, acompanhou carne assada (contra filet) rechedo com linguiça levemente apimentada sem maiores problemas. Uma boa compra e valeu os R$ 85,00 pagos por ele.

Até o próximo!

6 comments:

  1. O Polkura, inicialmente, foi trazido pela Wine Lovers e está no RIo em Restaurantes como o Adegão Português. Um vinho simplesmente delicioso.

    ReplyDelete
  2. Marcelão, o vinho é espetacular mesmo. Eu comprei com a Wine Lovers naquele evento que aconteceu em São José dos Campos, que você também estava presente, lembra?

    Abração

    ReplyDelete
  3. Gosto desse vinho! Um equilibrio muito bom para tanto álcool.

    ReplyDelete
  4. Beto,

    Obrigado pela visita, é uma honra!

    Qto ao vinho, realmente me agradou muito! Muito equilibrado!! E com um final incrível!

    Abraços

    ReplyDelete
  5. Ola
    muito obrigado por comentar o vinho POLKURA.
    Um saludo,
    Sven Bruchfeld

    ReplyDelete
  6. Sven,

    Obrigado pela visita, continue nos acompanhando.

    Saludos!

    Victor

    ReplyDelete