Friday, July 13, 2012

Sexta feira 13 e as superstições do mundo do vinho

Hoje é sexta-feira 13, mas a má sorte não está conosco, ao menos eu espero. O vinho é produzido há milhares de anos então naturalmente existem muitas superstições e tradições associados a ele. Aqui estão algumas delas. Desobedecer a estas é por sua conta e risco.

Na Itália, se você derramar o vinho, você deve esfregar um pouco do vinho derramado atrás de cada orelha. Esta superstição deve ter sido propagada pelos Romanos, que pensavam que derramar o vinho era um mau presságio.

Em Varnhalt, na Alemanha, as últimas uvas colhidas em cada estação devem ser trazidas por um carro de bois, ou a colheita toda da temporada vai azedar. Também na Alemanha, quando uma pessoa morre, o vinho na sua adega deve ser agitado o mais rapidamente possível.

Os romenos tradicionalmente derramam um pouco de vinho no chão, como uma libação para que os seus amigos mortos possam beber junto a eles.

No antigo Egito, membros da realeza eram enterrados com cinco frascos de vinho para levar com eles na vida após a morte. Isto acontecia para que eles tivessem boa sorte na passagem e para que pudessem usar o vinho para divertir-se na presença de outros membros da realeza.

Na Lituânia, existe a crença de que, exatamente à meia-noite na véspera de Natal a água se transforma em vinho e  os animais  começam a falar quando os  humanos  não  estão em torno para ouvir.

Durante uma tempestade, os pescadores tem o costume de derramar vinho no mar para acalmar as águas. Ou ainda durante os casamentos judaicos, o noivo dá vários pisões em um copo de vinho, a fim de trazer um casamento feliz.

E você querido leitor, tem alguma superstição ligada a sexta feira 13 que inclua vinhos? Compartilhe conosco!

Até o próximo!

2 comments:

  1. Sim, ver um copo de vinho vazio é um mau presságio! rsrsrsrsrsrssr

    ReplyDelete