Sunday, July 1, 2012

Hobo Dry Creek Zinfandel 2008

Chegou o final de semana e com ele aquela vontade de provar bons vinhos. E tudo conspira a favor, afinal o clima estava bacana (nem quente nem frio), uma pizza gostosa pra acompanhar e por ai vai. Foi então que resolvi escolher este vinho do título deste post para curtir todo este cenário.


Oriundo da AVA Dry Creek, em Sonoma County na Califórnia (EUA), este exemplar é o que podemos chamar de típico em relação aos vinhos deste varietal na região. Aliás, Dry Creek é considerado o berço e melhor local para cultivo desta uva nos EUA, sendo que sua origem ainda é um tanto quanto nebulosa: seria este varietal um primo distante da uva italiano Primitivo, ou parente direto da uva croata Crljenak Kastelanski ou ainda todas seriam parte da mesma família? Dúvidas a parte o que vale dizer é que a Zinfandel acabou por virar uma das uvas símbolo dos vinhos americanos e tem conquistado fãs ao redor do mundo, como é o meu caso também. Complementando o corte, neste vinho, temos ainda uma parcela de 10% de Petit Syrah. Além disso o vinho passa 9 meses em barricas (40% novas) e tem graduação alcoólica de 14,7%. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor violácea bem viva e brilhante, quase sem transparência. Lágrimas finas, abundantes e sem cor completavam o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas escuras bem maduras, especiarias, alguma coisa de fumaça, chocolate e leve tostado no fundo de taça. Entretanto, diferentemente do que eu esperava, todos aromas eram bem integrados e elegantes, com nenhum deles com mais força e se sobressaindo aos outros. Interessante!

Na boca o vinho tinha corpo médio, acidez presente e na medida certa e taninos marcados porém redondos e bem macios, prontos para beber. Outro ponto positivo para este vinho é que, diferentemente de outros exemplares por ai, a acidez se faz presente e não deixa o vinho mole, enjoativo. Retrogosto marcado por frutas maduras e toques apimentados e tostados. Final de média duração.

Outro grande vinho disponibilizado pelo Smart Buy Wines Club por R$ 108,00 e que vale o quanto custa! Foi uma delícia com a pizza ou mesmo sozinho. Eu recomendo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment