Wednesday, July 18, 2012

Qual a melhor maneira de limpar, cuidar e armazenar taças de vinho?



Para começar, se você armazenar suas taças de vinho em um armário, é melhor deixá-los na posição vertical. Se você virar de cabeça para baixo, você pode correr o risco de lascá-los na região onde são mais delicadas, que é a boca da taça. Deixe o máximo de espaço possível entre as taças , para que elas não se choquem frequentemente. Se você tiver espaço disponível, racks sob medida para as taças são realmente incríveis. Manter as taças mais frágeis nas caixas de papelão em que elas vêm também pode ser uma boa pedida, mas então você terá que prepará-las antes de usar, porque elas começam a absorver o cheiro da caixa de papelão.


Quando o assunto é a lavagem das taças de vinho, a água quente é sua melhor amiga e o sabão, que deixa resíduos, o seu inimigo. Tente lavá-las (ou pelo menos enxágue-as) logo que possível antes que manchas sejam fixadas, e caso isso aconteça ao final de uma longa noite de folia, você pode deixar as taças de molho em água morna durante a noite. Enxague uma, duas, quantas vezes for necessário com água quente. Para as manchas mais difíceis, seguem sugestões de produtos que podem ajudar: bicarbonato de sódio, escovas de espuma especialmente projetadas para uso em cristal e outras esponjas ​​brancas descartáveis com a palavra "borracha" no nome. Conheço ainda algumas pessoas que usam produtos para limpeza de dentadura. Se você precisar limpar as impressões digitais gordurosas ou traços de batom, use o mínimo de sabão possível, e depois enxague até que você não veja mais formação de espuma.


Realmente é melhor lavar as taças à mão, apesar de algumas taças de vinho virem com a inscrição "podem ser levadas à máquina de lavar louça". Eu já ouvi de alguns amantes do vinho relatos impressionantes sobre tentativas de leva suas taças a máquina de lavar louça e os resultados desastrosos que isto ocasionou. Se apesar de tudo você quiser ignorar este conselho, então por favor, certifique-se há bastante espaço entre as taças, que elas estão seguras, lave-as sozinhas no ciclo e então abra a porta para deixar o vapor sair após o término do ciclo. Você está avisado: se você misturar as taças com outros utensílios na máquina de lavar louças você poderá se dar mal.


A secagem das taças de vinho é uma das partes mais difíceis, e onde estamos mais propensos a quebrar uma taça. Nunca use movimentos de torção: se você torcer o bojo da haste, você pode simplesmente acabar com a taça na mão e a haste em outra. Secar e polir com uma toalha que não solte fiapos (que nunca se deve lavar ou secar usando qualquer tipo de amaciante de roupas) é a sua melhor aposta. Um rack de secagem também é uma boa idéia.


E vocês leitores do Balaio, tem mais alguma sugestão a acrescentar quando o assunto é lavagem, secagem e armazenar suas taças de vinho?


Até o próximo!

Fonte: Site da revista WineSpectator

No comments:

Post a Comment