Thursday, September 5, 2013

Angelica Zapata Malbec Alta 2009

Falar sobre a Bodega Catena Zapata ou mesmo da família Catena Zapata é o mesmo que chover no molhado. Talvez a uva Malbec na Argentina? Também seria muita repetição de assunto. Então como começar o post desa vez? Sinceramente não tive muita idéia. Opa, no entanto acho que estes pensamentos acabaram gerando um parágrafo introdutório, não é verdade?


Mais uma jantinha especial ao lado da família já é por si só um motivo mais do que óbvio para abrimos um grande vinho e portanto, foi isto que fizemos na noite de ontem. E a combinação escolhida não poderia ser mais clássica do que uma bela peça de carne assada com brócolis cozido no vapor e batatas rústicas de acompanhamento com um Malbec argentino de peso. E o escolhido da noite fora o Angelica Zapata Malbec Alta 2009. Este vinho é um exemplar 100% Malbec com uvas colhidas em vários vinhedos de propriedade da Bodega em Mendoza, na Argentina. Além disso, passa por 18 meses em barricas francesas das quais metade são novas. Possui teor alcoólico de 14%. Vamos então as impressões sobre o vinho.

Na taça uma bonita cor violácea de grande intensidade e brilho com quase nenhuma transparência, dando uma impressão quase que de tinta preta se olhada em um local com pouca iluminação. Complementavam o aspecto visual algumas lágrimas finas, levemente mais lentas e com alguma cor.

No nariz o vinho abriu numa combinação de frutas escuras e vermelhas em compota, seguidos de notas florais, toques de especiarias e lembrança de chocolate. Muito perfumado desde o momento que removi a rolha. Leve ponta de álcool sobrando no início mas que logo se desfaz sem incomodar.

Na boca o vinho se mostrou encorpado, com taninos redondos e macios e acidez na medida. Retrogosto confirma o olfato com muita fruta, leve picância e chocolate. Final de longa duração.

O que dizer então da harmonização com a carne? Ficou divino. E pra finalizar a noite temática hermana, comemos um havanete de doce de leite com cobertura de chocolate que também ficou incrível junto ao vinho. Eu recomendo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment