Wednesday, September 18, 2013

Como escolher a quantidade de vinho para uma festa?

Quando estamos planejando uma festa, casamento por exemplo, sempre temos esta duvida com relação a quantidade de vinho que devemos adquirir para os convidados. Recentemente estava lendo uma publicação internacional de vinhos (Winespectator) e eles falaram um pouco a este respeito. Aproveitando o gancho, venho compartilhar com meus leitores algumas dicas por lá escritas.


A primeira dica é que a conta deve ser feita com base em 2 a 3 doses (taças) por convidado, o que se traduz em aproximadamente meia garrafa. Se o evento for mais longo (passando de 2 a 3 horas) você também pode chegar na conta de uma dose (taça) por hora por convidado. Lembrando que isso é somente uma média simples, pois cada um tem a idéia de como será seu público, se são mais comedidos ou verdadeiros beberrões.

É claro que existem outras variáveis para levarmos em conta. Para começo de conversa, quanta comida você pensa em servir? Normalmente quanto mais comida, mais bebida é consumida. A impressão que eu tenho é de que as pessoas tendem também a se esbaldar mais com bebida a medida que não necessitem de dirigir ou se deslocar por grandes distâncias para a festa. 

Com relação ao tipo de vinho, podemos dizer que o vinho branco combina melhor com dias mais quentes, em períodos diurnos e em locais abertos. Já os tintos podem ir a calhar em jantares mais formais onde carnes serão servidas e em locais fechados. De qualquer maneira você pode fazer um mix de 50% de cada a menos que você saiba a preferência de sua platéia. É também recomendável incluir espumantes nesta conta, uma vez que você está em uma situação festiva e nada melhor do que borbulhas nestas ocasiões. E não esqueça de muita água e outras bebidas não alcoólicas! Ah, e o cardápio deve influenciar esta decisão também.

Mesmo com todas estas dicas em curso, o que você deve considerar é que quando tiver decidido que tipos de vinho, suas respectivas quantidades e seu orçamento para isso, converse com um revendedor/importador de vinhos para que você obtenha um maior desconto no pacote fechado. Sabemos que Chardonnay e Cabernet Sauvignon são de longe as uvas mais lembradas nestas ocasiões mas você pode descobrir algumas coisas interessantes no caminho e que poderão casar melhor com a comida a ser servida.

Espero que as dicas funcionem. Preparem sua festa e depois me contem o resultado!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment