Tuesday, April 19, 2016

Speciale Gran Reserva Chardonnay 2014: Brasil na taça!

O vinho é produzido pela LPG Wines, que fruto do amor pelo vinho, foi fundada por três amigos, um renomado enólogo português e dois brasileiros, outro Enólogo e um Engenheiro Agrônomo. O trabalho iniciou em 2008, com a implantação do projeto de Agricultura de Precisão e Segmentação de Colheita com alguns produtores parceiros na região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O projeto de produção utiliza o mesmo sistema adotado em mais de 15 países do velho mundo, tendo como foco a melhoria da qualidade da uva para a produção de um bom vinho. São produções únicas e exclusivas com a baixa tiragem por hectare.


Sobre o Speciale Gran Reserva Chardonnay 2014, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito com 100% de uvas Chardonnay e passa por envelhecimento de 6 meses em barricas de carvalho francês 100% novos com fundo de acácia. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração amarelo dourado com reflexos prateados, com muito brilho e limpidez.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos tropicais como pêssego e abacaxi em calda, mel com própolis e algo de empireumático, lembrando plástico, o que me causou certa estranheza, mas está registrado.

Na boca o vinho era untuoso e com boa acidez. O retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.


Para acompanhar, fizemos um belo risoto de lulas e camarões com crispies de alho poró e queijo pecorino. A harmonização foi excelente e ambos cresceram em sabor, quando se encontraram no paladar. Mais um belo caldo nacional, o que só demonstra que os vinhos nacionais tem crescido cada vez mais em qualidade. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

3 comments:

  1. Replies
    1. Felipe,

      Legal que você comprou o vinho, espero que por indicação nossa aqui. Depois, se puder, deixe um recado dizendo o que achou do vinho, pode ser?

      Abraços,

      Victor

      Delete
    2. Certamente, assim que for aberto volto!

      Delete