segunda-feira, 16 de maio de 2016

Tierra Imperial Reserva Tempranillo 2010

Fechando um domingão porreta de bom, resolvemos sentar ao sofá e assistir um filme enquanto a fome não vinha, havíamos almoçado como reis afinal de contas, e para acompanhar o filme resolvi por bem desarrolhar uma garrafa de vinho. Pretendia algo descompromissado e provavelmente sem maiores expectativas. Entretanto, quando levei a taça ao nariz a primeira vez fiquei intrigado. Depois a segunda, terceira, quarta vezes e o vinho me cativou e fez por merecer estar por aqui hoje. Estou falando do Tierra Imperial Reserva Tempranillo 2010.


A Bodegas Verduguez, produtora do vinho em questão, é uma empresa familiar (atualmente na quarta geração), na cidade de Villanueva de Alcardete, na parte oriental da província de Toledo, na fronteira com a província de Cuenca. A Bodega está registrada no Conselho Regulador da DO La Mancha que apoia e destaca a alta qualidade de seus vinhos. A adega atual foi fundada no mesmo ano em que foi construída, 1950, só que com outro nome. A partir de 1994 o atual presidente, Miguel Angel Verduguez Morata, num claro compromisso com a qualidade, começou a mudar a produção de vinhos tintos e brancos, e ao invés de vendê-los a granel, passou para o desenvolvimento de vinhos varietais puros com a preparação e caracterização necessária para atender às necessidades do mercado.

Sobre o Tierra Imperial Reserva Tempranillo 2010, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito 100% com uvas Tempranillo e que passa por 12 meses de envelhecimento em barricas de carvalho e posterior descanso em garrafa nas caves por no mínimo 24 meses antes de ser liberada ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média intensidade, algum brilho e limpidez. Lágrimas finas, ligeiramente mais lentas e sem cor também se faziam presentes.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, orégano seco, pimenta, baunilha e tostado.

Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era longo e saboroso.

Mais um excelente vinho espanhol que provo por aqui, ainda mais se levando em conta o custo benefício. O vinho era tão equilibrado, que nem percebi que a garrafa foi esvaziando. Impressionante! Eu recomendo, e muito, a prova do vinho. É mais um vinho do Clube de Vinhos da Winelands, o clube que eu assino e recomendo!

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário