Tuesday, March 31, 2009

Viajar é preciso! - Vol. II

Nosso próximo destino fica bem mais perto do que o úlimo post (Praga – República Tcheca) mas nem por isso é menos carismático e cultural quanto a famosa capital européia. Afinal, o destino de hoje tem uma carinha de cidade européia e está a pouco mais de duas horas de distância de sampa, sendo um grande centro cultural e turístico na América do Sul. Sim, estou falando de Buenos Aires, capital de nossa vizinha portenha Argentina.

É até covardia falar desta cidade pois eu sou um eterno apaixonado por ela, apesar de ter ido visitá-la em apenas duas oportunidades. Mas voltaria pra lá se tivesse a oportunidade sem pensar duas vezes. O que me atrai tanto nesta cidade? Vou tentar enumerar meus motivos.

Primeiramente, vale ressaltar que eu aprecio muito a arquitetura da cidade, apesar de não entender nada do assunto. A atmosfera européia da cidade com construções que datam do século 18 e 19 são muito bem conservadas e convivem em harmonia com construções mais modernas e que atraem até pelo contraste que geram entre si.

Outro ponto a se discutir é que, como eu disse no começo do post, a cidade exala cultura por todos os lados com seus inúmeros museus, teatros, bibliotecas e afins. Nesta categoria podemos incluir os museu de arte moderna, Centro Cultural Recoleta, museu em homenagem a Evita Peron e muitos outros. Caminhando a qualquer hora do dia é possível encontrar ainda algum café ou barzinho para que só de se sentar e apreciar a vista já vale a visita. Soma-se a esses fatores o famoso tango, dança local muito sensual e que atrai multidões onde quer que esteja sendo praticada. Aqui vale a dica da minha leitora preferida,  a Milena, que me fez lembrar de um show de tango simplesmente imperdível com direito a um jantar maravilhoso regado a vinho, uma encenação da vida cotidiana dos argentinos nos curtiços do bairro La Boca nas décadas passadas e depois um deleite de tango, somando mais de 3 horas de puro entretenimento. Estou falando do show Boca Tango, vale  conferir.

Já para os bons de garfo e apreciadores de uma boa carne e um bom vinho, a capital portenha é um deleite. Em qualquer canto da cidade e em diversos restaurantes é possível comer carne de exclente qualidade sempre acompanhada também de um bom vinho. Na minha opnião, os vinhos de uvas Malbec são os melhores argentinos disponíveis. Nesta categoria ainda eu destacaria as churrascarias Siga La Vaca e La Caballeriza, a casa de empanadas (outra iguaria local) El San Juanino. Para a sobremesa, que tal a Sorveteria Fredo e a marca famosa de alfajores Havana com seus cafés e afins? Lembrando que a maiora quase total das delícias portenhas são feitas com doce de leite.

Além de tudo isso citado até aqui, ainda podemos fazer passeios e perder horas de descanço nos diversos parques, praças e bosques existentes em Buenos Aires, que apesar de ser uma grande metrópole, é uma cidade muito arborizada e verde. Tente visitar os bairros de Palermo e Recoleta e você irá entender o que eu estou dizendo. Junto desses parques, existe também um Jardim Zoológico em Palermo que vale a visita pois os animais ficam bem mais acessíveis durante grande parte do dia, diferente do que acontece no zoo de São Paulo. Para os menos supersticiosos existe ainda o passeio ao Cemitério da Recoleta, todo ele construido acima do solo com diversos monumentos e que contém ainda o túmulo da famosa Evita Perón.

Já a vida noturna de Buenos Aires é muito agitada, com seus diversos bares, cafés e boites abertas até altas horas na manhã. Mas vale um aviso, caso queira curtir a noite portenha se prepare, as noitadas só começam mesmo a partir de 2 horas da manhã. Por isso aproveite, saia pra jantar, curta um passeio e durma um pouco. Só depois o agito começa. Procure o Puerto Madeiro e por lá encontre casas noturnas de altíssimo nível ou mesmo cassinos para gastar um pouco de dinheiro (e por que não ganhar um pouco também, certo?).

Diante de tudo que eu tentei expor até aqui fica agora a cargo de vocês, caso não conheçam a capital Argentina, ou mesmo se já conhecem fazer uma visita ao local e depois se utilizarem das caixinhas de comentários do balaio para dividir comigo suas experiências e sensações sobre a viagem. Fico no aguardo.

2 comments:

  1. Bem famosa essa dançarina da foto!!!!
    Da próxima vez quero passear de buquebus!!!!

    ReplyDelete
  2. Você esqueceu de esqueceu de falar sobre o maravilhoso BOCA TANGO!!!!

    ReplyDelete