Sunday, May 15, 2011

Red Aposentados e Perigosos

Pense numa trama que envolve a CIA, FBI, ações de guerra norte americanas na Guatemala , soldados e diplomatas russos e por fim o atual vice presidente dos EUA. Sim, este é mais um filme sobre contra espionagem, traição e caçadas. Mas nem por isso podemos tirar os méritos do filme. Com um elenco selecionado a dedo, com grandes atuações e uma carga intensa de humor, o filme é diversão mais do que garantida e te prende em frente a ele do começo ao fim e você se pega torcendo para que o final seja feliz, muito embora você já tenha todo o desenho do filme em sua cabeça por diversas ocasiões. Vale lembrar que o filme é uma adaptação de uma história em quadrinhos escrita e desenhada por Warren Ellis e Cully Hammer respectivamente, tendo sido publicada pela editora Wildstorm/DC Comics e que se só teve três números.

Bruce Willis é Frank Moses, oficial aposentado da CIA que tenta viver uma pacata vida como pensionista. Acontece que em seus contatos telefônicos com o “INSS” americano, conhece uma moça chamada Sarah (Mary-Louise Parker) e acaba por criar um relacionamento virtual com a mesma. Sua vida toma então uma verdadeira guinada quando ele marca um encontro com a moça em sua cidade natal ao mesmo tempo que começa a ser caçado por agentes imbuidos da missão aparentemente de queima de arquivo. E é ai que toda a trama começa.


Começa então um verdadeiro contra atque, um acerto de contas onde Moses se arma da maneira que pode e busca antigos aliados para tirar a limpo a história com a CIA enquanto tenta salvar a sua pele e a de seu atual “rolo” para que possam enfim viver um romance na vida real, criando ainda um contra ponto cômico, no caso Sarah, para toda a seriedades de Moses ao longo da trama. E é nesse contexto que podemos ver ainda um impagável Marvin Boggs (John Malkovich) como um paranóico veterano que aparentemente fora submetido a algum tratamento com drogas por um período extendido tornando-o um pouco louco; a  assassina de aluguel e aficcionada por armas Victoria (Hellen Mirren) emprestando seu charme feminino a trama além é claro de Joe (Morgan Freeman) como outro ex agente aposentado hoje vivendo em um asilo com câncer terminal mas que ainda tem toda agilidade e é mestre em disfarces. Existem ainda diversos bons atores e atuações que ajudam a empolgar a trama.

A história é clichê? Sim. A adaptação dos quadrinhos é fiel? Não, como quase sempre. A diversão é garantida? Sim! Então, assista despretenciosamente e terá bons momentos de risada e diversão sozinho ou acompanhado. Não irão se arrepender!

Até a próxima!

No comments:

Post a Comment