Friday, July 29, 2011

A lenda do Gallo Nero

Todo mundo tem suas histórias e lendas e como não poderia deixar de ser, o mundo dos vinhos também possue as suas. E a algum tempo eu estava lendo esta história e resolvi compartilhar com vocês. Como a maioria dos leitores já sabe, o símbolo que vem nos selos das garrafas dos famosos vinhos Chianti Clássico é um galinho preto. Mas todos já pararam para se perguntar da onde vem e qual a história por trás deste famoso galinho? Segue uma lenda sobre o tema e caso vocês leitores tenham mais alguma a respeito, por favor compartilhem-na comigo!

Na verdade, desde sempre o galo negro é o símbolo de toda a região de Chianti, com origens remotas, perdidas no tempo. Não é possível determinar exatamente quando e como o Gallo Nero surgiu, mas ele já era o emblema da Liga do Chianti, que governava a região desde o princípio do século XIV. No famoso e antigo Palazzo Vechio, em Florença, os belos tetos pintados por Giorgio Vsari já mostram o galo como alegoria da região de Chianti, no Salão dos Quinhentos.

http://www.chianticlassico.com/


Segundo uma lenda, para colocar fim a uma interminável rivalidade e guerras entre Siena e Firenze na Idade Média, as duas cidades decidiram fixar suas fronteiras com base em um duelo. Dois cavaleiros deveriam parir de manhã cedo de suas respectivas cidades, ao primeiro canto do galo, cada um em direção ã cidade rival. Onde quer que eles se encontrassem seria demarcada a fronteira entre as duas potências toscanas. Os elegantes habitantes de Siena escolheram um belo e refinado galo branco, que passou a ser tratado como uma celebridade e logo engordou bastante, com todo o excesso de ricas comidas que lhe eram servidas. Os florentinos, ao contrário, escolheram um galo negro e esfomeado. Ele foi deixado em tamanho jejum que, no dia da competição, se despertou e cantou antes mesmo do nascer do sol. Com isto, o cavaleiro de Florança partiu muito antes do cavaleiro de Siena, e ambos se encontraram a apenas 10 km desta última, na altura de Fonterutoli. E com isto a região histórica de Chianti veio a ser dominada quase que integralmente por Florença.

Bom pessoal, esta é a história, espero que tenham gostado. Gostaria também de deixar um pedido: usem os comentários, deixem suas críticas e/ou sugestões e proponham assuntos a serem abordados, afinal de contas vocês são o motivo deste blog existir!

Até o próximo.

No comments:

Post a Comment