Wednesday, March 14, 2012

Cave Antiga Reserva Marselan 2006

E voltamos a falar de vinho nacional no blog. Já comentei diversas vezes que não sou ufanista e nem ferrenho defensor dos vinhos nacionais, mas que teno acompanhado uma boa evolução dos mesmos desde que comecei a me interessar por vinhos. Mas eu ainda acho que o vinho nacional precisa de tempo e mais atenção, e não protecionismos e selos fiscais. Mas esta já outra história.

O vinho de hoje tem uma história curiosa e eu tive acesso a ele através de uma promoção feita no Facebook. Eu particularmente não conhecia a vinícola e confesso que tive certa dificuldade em conhecer mais a seu respeito pois o website da empresa não funciona e existem comentários picados aqui e acolá a respeito da mesma. De qualquer forma descobri que a Cave Antiga é uma vinícola do Rio Grande do Sul, mais especificamente de Farroupilha na Serra Gaucha. Este exemplar é feitos com uvas Marselan e pelo que eu consegui descobrir tem um período de 6 meses de afinamento em barrica. Enfim, vamos as impressões.


Na taça uma cor tendendo ao atijolado já mostrando toda a sua evolução, afinal já é um vinho de 6 anos de idade. Lágrimas finas, rápidas e incolores também puderam ser notadas nas paredes da taça.

No nariz o vinho abriu com discreto aroma de frutas escuras, muita especiaria doce (lembrando nitidamente canela) e algo de tostado ao fundo. Discreto mas eu diria que elegante.

Na boca o vinho apresentou taninos finos, discretissimos mas ainda presentes. Acidez baixa, como era de se esperar mas não deixando o vinho pesado e/ou enjoativo. Retrogosto que lembrava aquelas balinhas redondas de canela, muito interessante. Algum tempo depois frutas escuras já meio passas eu diria. Final médio.

Enfim, ao que parece o vinho passou um pouco de seu apogeu e já estaria em declínio, porém mostrou qualidade e é uma boa opção para se conhecer, embora não tenha mais notícias sobre a vinícola e safras mais recentes. De qualquer maneira, gostei de ter conhecido.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment