Wednesday, June 26, 2013

Nem só de vinho vive o blog(ueiro): Cerveja St Gallen Irish Red Ale

Certa vez, enquanto fazia compras com minha esposa no supermercado, me deparei com a cerveja alvo deste post em promoção e resolvi arriscar e levar uma garrafa pra casa. Confesso que pouco conhecia sobre a mesma, mas como já havia provado outras do mesmo estilo e gostado, abracei a idéia, curioso e apreciador que sou com respeito a esta bebida. A cerveja é produzida pela cervejaria St Gallen, parte do grupo responsável pela produção também das cervejas Therezopolis, situada na cidade de Teresópolis,  no Rio de Janeiro.


As cervejas do tipo irish red ale são bebidas típicas na Irlanda (dai parte do nome), feitas através de processos de alta temperatura e fermentação, ou seja, se utilizam de leveduras que fermentam rapidamente os maltes e o lúpulo, preservando assim os aromas mais frutados pela maior produção de ésteres advindos de tal processo. Suas principais características, como já citado anteriormente, são a coloração avermelhada (outra razão do nome ser o que é) e dos aromas principalmente frutados. O teor alcoólico pode variar, no caso desta do post o mesmo é de 9,2%.

Já no tocante a cervejaria, a mesma inaugurou em 2011 um templo para apreciadores de cerveja no Rio de Janeiro, com direito a local pra degustação, visitas guiadas, restaurante e afins. Além disso, estão disponíveis 3 tipos de cervejas diferentes (Red Ale, Weissbier e Stout Porter) para diferentes ocasiões e gostos, que somadas aos 3 tipos da Therezopolis (Ebenholz, Gold e Rubine) e a Sul Americana formam o portfólio da empresa. Bom, sem maiores enrolações, vamos as impressões.

Quando colocada no copo, a cerveja mostrou uma coloração vermelha com toques âmbar, algo de turva, espuma leve e de cor amarelo tendendo ao caramelo.

Ao leva-la ao nariz, pude sentir aromas de frutas vermelhas frescas e notas cítricas. Leve lembrança de tostado quando o copo ia se esvaziando. Muito refrescante.

Na boca a cerveja apresentou um bom corpo, muita refrescância e confirmou o olfato trazendo muita citricidade, frutas e leve picância ao final. Extremamente gostoso com toques de doçura no meio da boca.

Enfim, posso não conhecer muito, mas a cerveja sem dúvida é bem diferente do que estamos acostumados e vale muito a pena conhecer. Destaco ainda que a mesma vem em uma garrafa de 750 ml fechada com rolha de cortiça e possui um rótulo muito bonito e chamativo. Paguei algo por volta dos 20 reais e valeu o valor investido. Minha esposa fez bistecas de porco fritas com batata rústica e a combinação foi imediata. Boa ainda para esses dias mais frios. Eu recomendo!

Até o próximo!

1 comment:

  1. Red Ale é uma das poucas cervejas que tenho prazer em tomar!!
    :)

    ReplyDelete