quinta-feira, 27 de junho de 2013

CascinAdelaide Barolo Amabilin Barbera D'Alba Superiore 2007

Eu e minha esposa temos um pacto, mesmo que silencioso e nunca dito, ele existe. O fizemos para que sempre, mesmo que inconscientemente, celebremos tudo de bom que a vida nos dá. Datas e motivos nunca faltarão para tanto, e na última segunda feira não foi diferente. Em mais uma de nossas celebrações resolvi abrir este vinho especial para que a celebração fosse de fato, mais especial. E acho que acertei.


Localizada no coração da região de Barolo, na Itália, Cascina Adelaide é hoje uma das mais premiadas vinícolas do Piemonte. Com mais de 100 anos de existência, a vinícola combina seu terroir com moderna tecnologia. A extensa lista de premiações a qual a vinícola fora submetida e venceu e/ou se destacou nos últimos anos não deixa dúvida de que ela é uma das vinícolas de maior destaque no cenário Italiano. 

O vinho por sua vez é produzido com uvas 100% Barbera do vinhedo "Preda", um cru em Barolo. Colheita manual, esmagamento quase que simultâneo a chegada das uvas na adega, uso de leveduras indígenas e longa maceração são algumas das técnicas empregadas na produção do mesmo. Depois de fermentado o vinho é colocado nas barricas de carvalho, onde ficam por 12 meses e passam também por fermentação malolática. Segundo o produtor, o vinho pode ser guardado por até 20 anos em condições ideais. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor rubi violácea de média para grande intensidade, com pouca transparência e muito brilho. Lágrimas finas, de velocidade moderada e ligeiramente coloridas também completavam o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos maduros, secos (ameixas pretas, uvas passa), toques florais e de canela. 

Na boca o vinho apresentou corpo de médio para encorpado, ótima acidez e taninos finos, polidos e de ótima qualidade. Retrogosto confirma o olfato com frutas secas e canela num final de longa duração.

Um baita vinho sem dúvida nenhuma, trazido pela abflug. Para acompanhar, fizemos um macarrão ao molho de gorgonzola com bifes ao alho e pimenta branca. Casou muito bem. Cada dia que passa os vinhos italianos me fascinam mais e mais. Eu aprovei e recomendo que experimentem.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário