Thursday, August 29, 2013

Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2011

Este post será uma maneira de revisitar um vinho já provado e comentado por aqui em outra oportunidade e de outra safra (relembrem aqui). Com o friozinho que fazia na noite de ontem e um bom "Capeletti in Brodo" maravilhosamente preparado por minha esposa, não tive duvida e resolvi sacar uma garrafinha da adega. E o escolhido da noite foi este Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2011.


A Vinícola Aurora é uma das gigantes do mercado nacional e está localizada em Bento Gonçalves, no sul do país. Possui muitas linhas de vinhos que tentam agradar a maior gama possível de paladares. Esta linha Pequenas Partilhas az alusão a vinhos de pequenas produções que tem como diferencial a qualidade superior, e por este motivo só seria feito em colheitas consideradas muito boas. Ainda segundo o produtor a elaboração desse vinho iniciou com a escolha das uvas, ainda nos vinhedos, a vinificação criteriosa e na estabilização das garrafas, resultando nesse vinho diferenciado, elaborado com os melhores frutos de nossas 1.100 famílias (a vinícola funciona em sistema de cooperativa). Sem mais delongas vamos as impressões sobre o vinho.

Na taça uma bonita cor violácea de média para grande intensidade, pouca transparência, bom brilho com lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos,  toques de especiarias, baunilha e leve lembrança animal. Bastante perfumado.

Na boca um vinho de corpo médio, boa acidez e taninos finos e redondos. Retrogosto confirma o olfato e tem final de média pra longa duração. Boa estrutura, bem harmônico e sem defeitos.

Um bom vinho nacional, que na sua faixa de preço não faz feio (40 e poucos dinheiros). Vale a aposta. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment