Thursday, January 23, 2014

La Velona Rosso Sant'Antimo 2010

Desde que fui para a Itália passar minha lua de mel e me casar, tenho uma relação de amor com os vinhos de lá e principalmente com os vinhos da Toscana, sendo que sempre que posso, quero tomar vinhos diferentes de lá. Pois bem, e não é que eu consegui descobrir um vinho que particularmente não conhecia até então? 


Este vinho é feito em Montalcino, numa região próxima a abadia de Sant'Antimo e a 10 minutos de seu centro histórico. A sede da empresa é um casarão antigo, datado dos anos 800, que foi reformado para abrigar o empreendimento. No piso térreo estão as adegas com modernas plantas de vinificação , barricas para o amadurecimento, bem como uma sala de degustação. As vinhas da fazenda cobrem uma área de 12 hectares plantados com Sangiovese Grosso, que é o clone que produz os famosos Brunello di Montalcino. Tais vinhas estão situadas a uma altitude de 280 metros acima do nível do mar e o clima é marcadamente mediterrânico, com verões quentes e secos, com picos de chuvas na primavera e no outono. Os invernos são rígidos e o período de verão de 60 a 90 dias é caracterizado por uma virtual ausência de chuvas. Em seu processo de maturação a vinícola utiliza apenas bottes da Eslovênia.

Sobre o vinho, é produzido com 100% de uvas Sangiovese Grosso e não passa por envelhecimento em carvalho após ter sido fermentado em tanques de aço inox. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor rubi com reflexos granada e boa transparência. Lágrimas finas, rápidas, abundantes e ligeiramente coloridas. Em determinado momento me fez lembrar um pinot noir (na coloração).

No nariz o vinho mostrou aromas de frutos vermelhos silvestres, terra molhada, fósforo e toques florais. 

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez (muito gastronômico) e taninos firmes, marcados mas de boa qualidade. Entrada de boca até parecia meio doce, mas depois o retrogosto confirma o olfato e mostra suculência. Final de média duração.

Fácil de beber, o vinho secou da garrafa sem que percebessemos enquanto preparavamos o jantar e depois, enquanto comiamos. Harmonizou legal com nosso bife de contra filé com sal grosso grelhado juntamente com abobrinhas e cebolas igualmente grelhadas. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment