Monday, January 27, 2014

Terras do Demo Superior Branco 2008 & bacalhau: a festa estava garantida!

Em mais um dia de calor em sampa, não poderia fugir de um bom vinho branco para bebericar e acompanhar uma refeição delícia em casa. A idéia era a seguinte: tínhamos uma posta de bacalhau remanescente de um outro prato que havíamos feito e queríamos provar uma receita diferente com ele. E não é que assistindo ao programa da "Vovó Palmirinha" no mesmo dia, a inspiração veio?


Primeiro, vamos ao vinho. Obviamente eu costumo associar as preparações com bacalhau a cozinha portuguesa e por isso, nada melhor do que a harmonização entre culinária e bebida regional, certo? Então o vinho escolhido foi o Terras do Demo Superior Branco 2008, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora CRL e oriundo da Região Demarcada do 'Távora - Varosa', inserida entre a região do Douro e do Dão, em Portugal. Esse vinho foi elaborado com uvas Malvasia Fina e Verdelho de vinhedos de mais de 25 anos de idade, estagiando em barricas de carvalho francês por 12 meses e após mais 6 meses em garrafa para amadurecer e adquirir complexidade. Sem maiores delongas, vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou uma bonita e brilhante cor amarelo palha com reflexos verdeais, lágrimas finas, rápidas e sem coloração.

No nariz o vinho abriu mostrando aromas de frutos brancos e cítricos, flores e toques empireumáticos lembrando plástico. 

Na boca um vinho gordo, untuoso e com uma excelente acidez, bem fresco. Retrogosto confirma o olfato. Final de média duração.

E sobre a comida, o leitor mais perspicaz iria perguntar. Na entrada uma saladinha caprese. E para o prato principal fizemos um bacalhau "crocante", simples, rápido e extremamente saboroso. Explico. Você deve pegar uma assadeira e colocar um pouco de azeite, molhando ambos os lados da sua posta. Acrescente alecrim e coloque no forno por 5 minutos. Em paralelo, pique um pão francês amanhecido e coloque em um processador junto com cebola e o óleo de anchovas ou sardinha (dependendo da sua escolha para o prato. Bata até formar uma farofa e reserve. Depois, em um liquidificador, acrescente a anchova ou a sardinha, tomate seco, queijo parmesão, manjericão e o suco de um limão espremido. Adicione também um pouco de vinagre balsâmico e azeite. Bata até formar uma pasta. Adicione a pasta por cima das postas de peixe, agregue a farofa de pão, alecrim e azeite. Leve ao forno por mais 15 minutos. Voilá!

O vinho estava muito bacana, fresco e combinou tanto com o clima como o prato selecionado. Faz parte ainda da minha primeira remessa do clube de vinhos da Winelands, cada vez mais aprovado. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment