Monday, January 6, 2014

Rogue Chipotle Ale: Uma cerveja, no mínimo, diferente!

Costumo dizer que é preciso aproveitar cada momento da vida sem esperar ocasiões ditas especiais para tal, ainda mais na companhia das pessoas que formam sua família (a qual você nasceu e a que você escolheu para seguir sua vida). E foi num desses dias considerados comuns que, em uma visita a meu irmão e meu recém nascido sobrinho, que pude provar esta cerveja curiosa, a Rogue Chipotle Ale.


A cerveja em questão é uma cerveja do tipo Amber Ale, e o que a difere este tipo de cerveja das demais é o tipo de fermentação, que é feita em temperaturas mais altas, geralmente entre 15 e 24ºC. É um processo antigo de fabricação, o que fez com que as cervejas do tipo Ale fossem as únicas disponíveis até meados do século XIX, quando foi inventada a baixa fermentação (ou fermentação em baixas temperaturas). Além disso, no caso da cerveja alvo deste post, também podemos diferenciá-la por sua coloração mais escura aliada a mais corpo e potência.

Já sobre o produtor,a cervejaria americana Rogue Ales Brewery está localizada em Portland, no Oregon, e já é um pouco mais antiga mas também nasceu de um sonho de um grupo de amigos que gostava das cervejas consideradas "caseiras". A cervejaria possui uma extensa linha de cervejas e diversas experimentações diferentes, como esta Chipotle Ale, que conta com a adição de pimentas do tipo Chipotle em sua composição. De curiosidade também temos uma história no contra rótulo, deixando uma homenagem ao autor espanhol Juan de la Cueva, que em 1575 escreveu sobre um prato mexicano de pimentas Chipotle sem sementes combinado com uma cerveja Ale. Vamos as impressões deste que vos fala.

No copo a cerveja apresentou uma coloração acobreada com uma espuma bege, densa e espessa. 

No nariz a cerveja mostrou aromas defumados, de caramelo e leve lembrança de pimenta. 

Na boca um corpo médio, refrescância e leve dulçor em primeiro plano, com o amargor e a picância da pimenta ficando mais para o final, que é de média para longa duração.

Mesmo não sendo grande conhecedor, gostei muito da cerveja e a diferenciação causada pela adição das pimentas. Tenho gostado de experimentar cervejas diferentes e dividir as experiências com vocês, caríssimos leitores. Espero que estejam gostando assim como eu. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment