Wednesday, January 8, 2014

Espumante Terras do Demo Brut Rosé 2011

Houve um período entra o natal do ano passado e o início deste ano que tive uma folga do trabalho, um recesso ou férias por assim se dizer, que foi muito bom para repor as energias, arejar a cabeça e é claro, comer e beber bem. O dia era quente e eu precisava de uma bebida refrescante. E foi neste contexto que este espumante, o Terras do Demo Brut Rosé 2011 saiu da adega e foi parar em minha mesa. Recebi este vinho junto com outros portugueses através do clube de vinhos da Winelands, aliás um novo clube que assinei, e com uma bela garrafa e com um nome peculiar que não poderiam passar despercebidos.


Este vinho é produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora CRL, que fica situada na Região Demarcada do 'Távora - Varosa', inserida entre a região do Douro e do Dão, em Portugal, e é feito a partir da casta autóctone Touriga Nacional (mais conhecida por aqui por estar em vinhos tintos de corte e varietais). Produzido pelo método tradicional, com segunda fermentação em garrafa, num processo que leva mais de 12 meses para se finalizar. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor salmão brilhante e límpida, com uma boa formação de borbulhas que também tem boa persistência. Como curiosidade aqui, o produtor diz que a cor do espumante é a mesma da cor do "olho do perdiz". Como não conheço a cor de um olho de perdiz, acredito no que ele diz.

No nariz o vinho apresentou aromas florais e de frutos vermelhos além de um leve toque de aromas de panificação e algo que lembrou caramelo. 

Na boca o vinho tinha um corpo de leve para médio, uma boa acidez e até certo ponto delicado. Bom colchão de espuma em boca, cria alguma cremosidade. Retrogosto confirma o olfato e o final é de longa duração.

O vinho acompanhou um churrasquinho em casa com minha esposa e não fez feio, apesar das indicações de consumo com carnes brancas, aperitivos e pratos mais leves. Eu particularmente acho os espumantes curingas que funcionam bem em diversas situações. E ainda começamos bem o clube de vinhos da Winelands, com um vinho curioso e bem legal. Espero que continuemos assim. Eu recomendo.

Até o próximo.

3 comments:

  1. Tem esse espumante no Brasil?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tem sim, o clube de vinhos Winelands (www.winelands.com.br) ou no banner ali no canto superior direito, trás e pode te vender. Entre em contato com eles.

      Obrigado!

      Delete
    2. Eu compro sempre no site: www.caisdegaiagarrafeira.com espero ter ajudado!

      Delete