Thursday, April 10, 2014

Restaurante Per Paolo & Amarone della Valpolicella Classico Zenato 2007

Comemorando os 3.4 em grande estilo!


Existe maneira melhor do que comemorar mais uma primavera vivida ao lado de pessoas que você ama, boa comida e bom vinhos? Pois foi partindo dessa premissa que eu comecei a comemorar meu aniversário no dia 04 passado, escolhendo o restaurante Per Paolo para a missão. E a escolha se deu por uma série de fatores: sou fã de carteirinha do proprietário do restaurante, o Carlos Bertolazzi; adoro cozinha italiana; observando o menu on line, os preços me pareceram justos; tem uma taxa de rolha amigável (onde você pode levar seu próprio vinho e pagar R$ 25,00 pelo serviço adicional) entre outros. 

Carlos Bertolazzi é descendente de italianos e filho de uma grande chef de cozinha que, mesmo tendo sua formação inicial em administração, resolveu seguir os passos da mãe além de sua vontade e vocação, que era cozinhar. Já passou por diversos restaurantes de peso, dentro e fora do país, em sua carreira desde a formação em gastronomia e tendo inclusive ganho alguns concursos por ai. Além disso é um grande empreendedor e desde que assumiu os negócios da mãe, também entrou como sócio do Zena Caffé e atualmente é dono da rede de restaurantes Per Paolo. Por fim, tem um programa de culinária chamado "Homens Gourmet" no canal Fox Life (anteriormente no canal Bem Simples, também do grupo FOX) onde junto com outros três chefs, ensina a arte de cozinhar e receitas bacanas para o público em geral.

A unidade de Perdizes (a nossa escolhida) do restaurante Per Paolo é pequena porém bem aconchegante, contanto com uma lotação que não deve exceder aos 40 lugares, sendo que além de poder consumir os pratos ali no local, estão a vendas diversos tipos de massas frescas e secas, molhos de tomate e afins e outras coisitas mais para quem quer se aventurar pela cozinha. O cardápio conta do que há de mais tradicional na cozinha italiana com toques modernos criados pelo próprio chef e proprietário. Pode-se encontrar várias opções de bruschettas, quiches, risottos, nhoques, massas frescas, secas e recheadas, além de carnes e peixes. E ai residia o problema: o que escolher? Como eu havia levado um vinho de casa, o Amarone della Vapolicella Classico Zenato 2007, restringi um pouco mais minhas opções.


Escolhidos os pratos, não houve qualquer decepção! Fomos de Ossobuco, divinamente braseado e suculento ao extremo, junto a um risotto de açafrão e parmesão al dente e cremoso, sem ficar "pegajoso" demais e medalhões de filé mignon ao molho de cogumelos (ao ponto para mal passado) com gnocchi ao molho de gongonzola; o filé estava desmanchando na boca ao passo que o gnocchi se mostrava ao mesmo tempo tenro e bem cozido aliando leveza a pegada mais forte do gorgonzola.


















Como eu já havia comentado anteriormente, o vinho que eu escolhi para acompanhar o jantar especial foi o Amarone della Valpolicella Classico Zenato 2007. A Vinícola Zenato se encontra em uma propriedade na região de Costalunga, na Itália. Lá são plantadas as uvas Corvina, Rondinella e Oseleta, que dão origem ao vinho que tem grande reputação mundial: o Amarone. Este vinho é produzido com as seguintes proporções: 80% Corvina, 10% Rondinella, 10% Oseleta e Croatina. Passa por um mínimo de 36 meses em barricas de carvalho antes de ser engarrafado. De coloração rubi tendendo ao granada, este vinho se mostrou deveras fragrante e perfumado. Notas de frutos escuros secos em primeiro plano, toques florais, madeira e especiarias muito bem integrados e se revezando na taça numa segunda etapa. Corpo denso, boa acidez e taninos marcados, porém de excelente qualidade e prontos para ser bebidos. Mostra estrutura para evoluir ainda em garrafa. Retrogosto confirma o olfato e o final fica por muito tempo no palato. Um vinho incrível, pra chamar de meu!

E você acha que iríamos parar por aqui? Já que era dia de "festa e alegria"(dizia a música), por que não fecharmos a noite com uma bela sobremesa? E eis que a idéia vingou e fomos de Tiramisu, delicioso, não muito doce com o café na medida deixando aquele gostinho de quero mais e também de Semifreddo, um delicioso creme de chocolate branco e preto congelado com uma calda quente de chocolate incrível! 

Depois de toda esta orgia gastronômica e felicidade repartida com as pessoas que fazem parte da minha vida, era hora de nos despedirmos e rumarmos em direção a nossa casa, satisfeitos e muito felizes por tudo que havia sido aquela noite especial. O restaurante Per Paolo realmente possui uma comida muito boa e com sua taxa de rolha amigável, é possível fazer uma refeição interessante a preços convidativos. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment