Friday, July 31, 2015

LFE 900 Single Vine: Um show de carácter e elegância do Chile!

A história de Viña Luis Felipe Edwards (LFE), produtora do vinho, remonta a 1976, quando Luis Felipe Edwards Sr. adquiriu a propriedade Fundo San José de Puquillay, localizado no Vale do Colchágua. A propriedade fica situada em um vale em forma de ferradura isolado, separado do majestoso e coberto de neve Andes pelo de seus cumes,San Fernando. Naquela época, ele plantou 60 hectares de vinhas, entre elas principalmente Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot e Carmenère. No início dos anos noventa, Luis Felipe Sr. decidiu fazer vinho com seu próprio nome e assim construiu uma moderna adega, equipada com a mais recente tecnologia no estado da arte da vinificação. A primeira safra, Luis Felipe Edwards Cabernet Sauvignon 1994, foi lançado no mercado internacional no final de 1995. A Viña Luis Felipe Edwards tem crescido desde então com o intuito de ser a maior empresa de vinhos de propriedade 100% familiar do Chile, com 1.850 hectares de vinhedos e tendo seus produtos exportados para mais de 70 países; duas gerações estão ativamente envolvidas em manter a marca sinônimo de qualidade e os valores familiares tradicionais nos dias de hoje.


Falando sobre o LFE 900 2010, podemos dizer que o vinho é um blend de 36% de Syrah, 22% de Petite Syrah, 20% de Cabernet Sauvignon, 18% de Mouvedre, 2% de Petit Verdot e 2% de Malbec. Tais uvas são colhidas nas alturas das colinas do Vale do Colchagua, a 900 metros acima do nível do mar, num clima mais fresco e luminoso do que nas partes mais baixas do vale. Não encontrei informações sobre envelhecimento em barricas, então arrisco dizer que não passa por madeira. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração violácea de grande intensidade, algum brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também escorriam pelas paredes da taça.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos e escuros bem maduros, especiarias e tabaco doce.

Na boca o vinho era encorpado, de boa acidez e com taninos macios e domados. O retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.

Mais um belo vinho chileno, que comprado por R$ 89,00 no Pão de Açúcar, me pareceu um bom negócio. Eu recomendo.

Até o próximo!

2 comments:

  1. Replies
    1. Olá!

      Atualmente a Viña LFE, conforme pesquisa que fiz, conta com mais de 35 rótulos em seu portfólio.

      Espero ter ajudado com a informação.

      Obrigado pela visita!

      Abraços

      Delete