Thursday, July 21, 2011

O que precisa ser dito no mundo do vinho?

Mais um grande artigo de Matt Kramer sobre o mercado mundial de vinhos. Obviamente é preciso um pouco de imaginação e muita adaptação para aplicarmos tais conceitos no Brasil, mas de qualquer forma, vamos ao artigo.

O que precisa ser dito.

É melhor deixar as pessoas se sentirem confortáveis​​?


Eu tive uma conversa recentemente com um colega que consistiu em dizer a ele sobre uma coluna que eu estava escrevendo para a Wine Spectator sobre adegar vinho.

Agora, talvez ingenuamente, pareceu-me que para uma publicação para entusiastas como a Wine Spectator, justificar a conveniência e as virtudes de se adegar vinhos era desnecessária. Meu colega discordou.


Ele disse: "Uma vez que os amantes do vinho não estou mais acostumados a adegar no dias de hoje, eu acho que você tem que fazer mais de um argumento. Conheço muitas pessoas que comparariam a esperara de 10 ou 15 anos com caminhar na lua. Você diz-lhes para esperar, e eles vão rir e dizer: “E se eu esperar até eu chegar em casa a partir da loja?"


"Eu tenho que te dizer", acrescentou, "que para a maioria das pessoas com menos de 40 anos, o conceito de envelhecimento de vinho de é quase como uma outra lingua. É triste mas é verdade."


Eu não posso negar o que todos sabemos: estudos de mercado mostram repetidamente que a maioria dos vinhos comprados nas lojas são consumidos dentro de 24 horas após serem levados para casa.


Assim, não há como negar que não só a maioria das pessoas não adega, como aparentemente não têm interesse em fazê-lo. Então, talvez o meu colega está certo em dizer que é necessário, mesmo nas páginas da Wine Spectator mostrar mais do um estudo sobre algo que os os amantes do vinho já sabem a gerações: a de que bons vinhos, dignos dessa designação, merecem e retribuem o envelhecimento adicional em uma local adequado.


Teríamos então atingido um ponto onde é absolutamente necessário se dizer certas coisas do vinho? Mesmo que pareçam óbvias para alguns e de outro mundo para os outros? A necessidade e conveniência de se adegar vinhos parece um exemplo clássico.


Francamente, até que essa conversa recente com um colega, eu mesmo não teria pensado que a conveniência de se adegar vinhos seria algo que "precisa ser dito." Mas nossa troca de palavras me fez pensar o contrário. Dada a natureza do que eu faço, eu provavelmente tenho vivido muito tempo em um casulo.


Então aqui está o desafio de hoje: O que você acha que "precisa ser dito"? Ofereço meus próprios pensamentos sobre o assunto, mas estou ansioso para ouvir o de vocês. Algo me diz que, dado o meu casulo acima, eu estou deixando passar algumas coisas muito óbvias mas que são assuntos que estão precisando ser ditos quando falamos de vinhos. Por exemplo:


É preciso ser dito ...


Vinhos bacanas merecem e recompensam o envelhecimento
. Eu não quero insistir no ponto, mas no espírito da coluna, bem, isto precisa ser dito. Se você ama o vinho e você está comprando algo minimamente decente, digamos qualquer vinho que custe US$ 20 ou mais, você precisa saber que as chances são muito boas que o vinho que você está comprando hoje tenha um sabor melhor e seja mais gratificante para você , se você colocá-lo em um local adequado por um ano ou mesmo cinco a 10 anos.

Agora, percebo que a criação de uma adega de vinhos é um sonho para muitas pessoas, especialmente aqueles que são jovens e / ou têm pouca ou nenhuma renda discricionária. (Lembro-me muito bem.) Ainda assim, se você pode, você pode querer pensar sobre a compra de uma garrafa extra ou duas e "perde-la" em um espaço adequado. Vinhos bacanas merecem envelhecer em uma adega. Não deixe ninguém te dizer de forma diferente.


Que a maioria nem está sempre certa
. Rapaz, se alguma vez houve algo que precisa ser dito, é isso. Vivemos numa época em que a "sabedoria da multidão" se tornou quase sacrossanta.

Para uma geração mais jovem, a idéia de não confiar nem reconhecer uma figura de autoridade qualquer, chamada de especialistas, é a versão mais recente do mantra dos “baby boomers" de 1960: “Não confie em ninguém com mais de 30". Como alguém que cantou algumas vez es este mesmo slogan, seria hipócrita da minha parte não ser simpático ao mantra atual de confiar na maioria.


Mas é preciso ser dito: a maioria nem está sempre certa. Muitas vezes, uma boa parte da maioria é apenas um bando de ovelhas. Não importando se eles se tocam disso ou não (e geralmente eles não o fazem), a maioria dos exemplos de "sabedoria" da maioria são, na realidade levantados a partir da pesquisa e orientação das mais singulares fontes, os temidos especialistas. Como nada menos do que um gênio Albert Einstein disse a famosa frase "O segredo da criatividade é saber como esconder suas fontes."


É preciso ser dito que o ceticismo tão justamente aplicado a certas “autoridades” do mundo dos vinhos (sejam estas autoridades jornalistas, acadêmicos ou figuras da indústria do vinho) seria igualmente bem aplicada a sabedoria da maioria. Antes de investir a sua credulidade na opinião de alguém, vale a pena, em todos os sentidos, olhar um pouco mais de perto a base para suas opiniões e julgamentos.


Que não há tal coisa como o preço certo
. A polêmica atual sobre os preços dos vinhos cru e grand gru 2010 tintos de Bordeaux em premieur é apenas o exemplo mais recente de uma indignação moral recorrente e enraizado na noção equivocada de um "preço justo".

Eu tenho escrito muitas vezes, e nunca lisonjeiramente, sobre as loucuras que atingem os preços dos Bordeaux. No entanto, há muito tempo eu cheguei à conclusão de que não há tal coisa como o "preço justo" para qualquer vinho. E o crescimento dos preços dos crus e grand crus tintos de Bordeaux em premieur comprova isso.


Permitam-me ressaltar que quando os preços da safra 2000 de Bordeaux apareceram pela primeira vez, as pessoas ficaram boquiabertos que os vinhos em premieur custariam US $ 400 por garrafa no varejo. No entanto, quando a safra de 2005 apareceu, estes mesmos varejistas vendiam – e como venderam - uma garrafa no varejo a US $ 600 ou $ 700. Agora, a safra 2010 está em oferta, e os vinhos top serão vendido por mais de US $ 1.000 por garrafa.


"Isso é loucura!" Você diria. Isso é o que as pessoas diziam há 10 anos, há 15 anos e até 20 anos atrás também. Eles diziam o mesmo quando Opus One pediu pela primeira vez (para a sua safra inaugural de 1979) inimagináveis US$ 50 por uma garrafa.


Por isso é precisa ser dito: há muito dinheiro rolando neste mundo. Só porque você (e eu) não temos isso, não significa que outros não. Eles possuem e eles estão dispostos a gastar, felizes! Basta perguntar a qualquer sommelier em qualquer restaurante chique de Monte Carlo até Xangai.


Quando se trata de vinho, o mercado livre estabelece o "preço certo." Todo o resto é apenas, bem, subir de tom. Pergunte aos proprietários dos famosos chateaux de Bordeaux. Eles estão a subir de tom, também, todo o caminho até o banco.

2 comments:

  1. Muito bom este artigo.

    ReplyDelete
  2. Luciano,

    Primeiramente obrigado pela visita.

    Na verdade venho me tornando fã do Matt Kramer e seus artigos para o site da Decanter. Evidentemente não conseguimos aplicar muita coisa pro nosso mercado mas mesmo assim é muito interessante para conhecermos o mercado mundial.

    Abraços

    ReplyDelete