Friday, January 27, 2012

27 de Janeiro - Dia Internacional do Vinho do Porto

Com o intuito de celebrar esta bebida anciã, foi anunciado que 27 de janeiro será o "Dia Internacional do Vinho do Porto." O evento incentiva a celebração inaugural deste vinho verdadeiramente único, que só vem de Portugal. Consumidores de todo o mundo são incentivados a participar na celebração deste vinho autêntico e aumentar a conscientização sobre a necessidade de proteger o nome do Porto.

Participar é fácil. Os consumidores podem participar on-line do Dia do Porto pelos blogs, twittar, postar e compartilhar seus pensamentos sobre este vinho excepcional, usando o hashtag # PortDay. Ou, eles podem participar de numerosos eventos e degustações em lojas de varejo e restaurantes que estão sendo planejados em diversos locais dos Estados Unidos (infelizmente para nós brasileiros não vi nenhuma movimentação a cerca de se fazer algum evento por aqui. Caso você leitor saiba e queira compartilhar, esteja a vontade de usar o blog como ferramenta).

Existem muitos vinhos fortificados e de sobremesa de qualidade, mas o verdadeiro vinho do Porto só vem da denominação de origem do Porto, em Portugal, uma das mais antigas do regiões vinícolas do mundo a ser regulamentada e demarcada. As uvas utilizadas na produção do vinho do Porto são cultivadas no Vale do Rio Douro, localizado a aproximadamente 60 milhas da cidade do Porto, onde o vinho recebe o seu nome. O Vale do Douro é cercado por cadeias de montanhas escarpadas que produzem um clima quente e seco. Enquanto o solo árido apresenta desafios únicos para os viticultores que constroem fileiras de terraços, é a combinação de clima e solo que faz do Porto um vinho diferente de qualquer outro. É por isso que seu nome só pode ser usado em um rótulo, se as uvas e o vinho são produzidos, sob rigoroso controle, na denominação do Porto.

Infelizmente, hoje o nome do Porto é mal utilizado em garrafas de vinho em todo o mundo e particularmente nos Estados Unidos. Vinhos não produzidos a partir de uvas cultivadas no Vale do Douro induzem os consumidores a acreditar que o que eles estão consumindo é vinho do Porto indevidamente por colocar o nome no rótulo.

Lembre-se de participar em # PortDay online ou offline no seu bar de vinhos preferido ou restaurante com os amigos. Um brinde ao vinho do Porto!

E ate o próximo!

No comments:

Post a Comment