Sunday, January 22, 2012

Villa Montes Cabernet Sauvignon 2009

Normalmente em shopping não é muito fácil se tomar vinhos bons, seja pela escassez de boas cartas de vinho dos restaurantes ou pelos preços praticados em muitos deles. Entretanto de vez em quando eu tenho vontade de me arriscar em alguns e os resultados nem sempre são ruins. E foi o caso deste vinho de hoje.

Feito pela gigante Viña Montes, umas das responsáveis pela modernização e melhora significativa da qualidade dos vinhos chilenos com os famosos Montes Alpha e Montes Folly, por exemplo, nosso exemplar é o vinho de entrada da vinícola. Não encontrei muitas informações disponíveis sobre o mesmo, mas ao que pude verificar é feito com uvas 100% cabernet sauvignon do Vale do Colchágua e segundo consta não passa por barrica. Vamos ao vinho.


Na taça uma bonita cor rubi violácea, brilhante e de leve transparência. Lágrimas finas, levemente coloridas e rápidas completam o aspecto visual.

No nariz aromas de frutas vermelhas frescas, pimentão puxando um pouco pro assado e um leve toque de especiarias doces como canela e cravo. Mesmo sem a passagem em carvalho (a confirmar) eu pude sentir um leve aroma de baunilha no vinho.

Na boca um vinho de corpo médio, taninos bem finos e delicados e uma acidez que poderia ser um pouco melhor. Retrogosto frutado e um final de ligeira para média duração. 

Um vinho correto, sem defeitos e que pode agradar aqueles que não estão habituados ao consumo de vinho. Serviu para a função: uma refeição despretensiosa em um shopping.

Até o próximo.

No comments:

Post a Comment