Tuesday, July 10, 2012

CascinAdelaide Barbera D'Alba Superiore Vigna Preda 2007

Já vi, algumas vezes, uma espécie de "ditado" rondando em emails e redes sociais e dizendo, talvez não com estas exatas palavras, que "a vida é muito curta para bebermos vinhos ruins". Eu tento, na medida do possível, seguir este mantra e descobrir, além de vinhos que caibam no meu orçamento, vinhos que me deem prazer e satisfação. E, mais uma vez, pude encontrar tais atributos no vinho-alvo deste post.


A vinícola Cascina Adelaide se encontra na região do Piemonte, contando com diversos vinhedos em regiões famosas, como Barolo, La Mora, Castiglione Falletto, Costafiore in Diano D'Alba, Ravera e Le Pernici in Novello, dentre os quais se encontram alguns dos melhores Crus da região. Em se tratando do vinho do post, os vinhedos da uva Barbera, responsável por 100% do vinho, estão localizados na região de Preda, onde existe uma predominância de argila e areia no solo, com uma elevação de 340 metros acima do nível do mar. Além disso, o vinho, após a fermentação, tem uma porção transferida para barricas, onde acontece a fermentação malolática. Finalizando o processo, todo o vinho passa por 12 meses de afinamento em barricas. Vamos ao vinho.

Quando colocado na taça, o vinho apresentou uma cor violácea de grande intensidade, bastante brilhante e quase sem transparência. Lágrimas finas, esparsas e lentas com ligeira cor ajudavam a colorir levemente as paredes da taça.

No nariz, o vinho apresentou aromas de frutas vermelhas maduras, quase sendo possível sentir uma "doçura" das mesmas, um bolo de natal (sabe aquele aroma da massa em harmonia com frutas secas/cristalizadas?) com toques de flores e baunilha. Muita elegância e harmonia neste conjunto olfativo.

Na boca, o vinho apresentou corpo médio, boa acidez, taninos finos, redondos e macios. O retrogosto lembra bolo de natal e chocolate aliado a frutas secas. Final de longa duração.

Com o perdão da palavra, mas é um puta vinho! Redondo, macio, pronto pra beber, um conjunto harmonioso, enfim, muita qualidade mesmo. Sei que é trazido pela abflug vinhos, entretanto desconheço valores. Vale degustar, eu recomendo! Esse Marcelo Toledo, como eu já disse algumas vezes, é um apaixonado pelo que faz e não brinca em serviço!

Até o próximo!

2 comments:

  1. Com o perdão da palavra, é um puta post! Adorei!
    Beijo
    Evelyn

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado por acompanhar e pelas palavras Evelyn, fico feliz quando meu trabalho agrada!

      Beijão

      Delete