Thursday, October 24, 2013

Espumante Stravaganzza Brut

Até então desconhecido por mim, o Espumante Stravaganzza Brut fez parte de minha primeira compra no site Sonoma, e diga-se de passagem, não poderia ter sido melhor. Li um pouco das opiniões dispersas no mundo enovirtual e imbuido de certo ceticismo apostei neste espumante. E não é que ele foi bem, melhor do que o esperado? Vamos conhecer um pouco mais sobre ele e sobre seu produtor, a Vinícola Don Giovanni.


A Vinícola Don Giovanni está localizada no distrito de Pinto Bandeira, no município de Bento Gonçalves. As características da região, a muito tempo, tem sido alardeadas como ideais para a produção de espumantes, produto pelo qual o Brasil tem se destacado internacionalmente. Está a aproximadamente 700 metros acima do nível do mar. Tem uma história antiga, começando ainda em meados do século XX e possuem diversas castas plantadas em sua propriedade, chamada também de Granja Don Giovanni. 


O Espumante Stravaganzza Brut é feito pelo método tradicional, onde a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa. Feito a partir de vinhos base de Chardonnay e Pinot Noir (75% e 25% respectivamente) onde o vinho passa aproximadamente 12 meses em contato com as leveduras (no mínimo). Possui teor alcoólico em torno de 12,%5. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor amarelo com alguns reflexos esverdeados e muito brilho. Perlage fina e persistente.

No nariz aromas de frutas cítricas e muito abacaxi. Ao fundo aromas de panificação. 

Na boca um vinho com bastante volume, boa acidez, muito refrescante e com bom colchão de espumas. Retrogosto confirma olfato. Final de média para longa duração.

Mais um bom espumante brasileiro que descobri e gostei, estou numa fase de espumante e novas descobertas nacionais que tem me animado bastante. Acho que é o calor e alegria de celebrar a vida. Vamos ver o que acontece daqui pra frente. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment