Thursday, February 13, 2014

Cavino Nemea Agiorgitiko 2011: Vinho grego e pizza pode Arnaldo?!

Respondendo de antemão o título da postagem, pode sim. Ao menos este vinho combinou legal com uma pizza despretensiosa em uma noite de sábado por ai. De qualquer maneira, brincadeiras a parte, vamos a algumas informações sobre a vinícola e o vinho. Lembrando que vinho na Grécia, apesar de pouco difundido por aqui, é coisa séria e tem produção que data de épocas bem antigas.


A Cavino SA é um grupo grego que tem sua fundação ainda em meados dos anos 50 na região do Peloponeso, na Grécia,  mas que passou por algumas grande modificações em todo este caminho. Aparentemente o ano de 1999 é o que detém a marca mais recente na vinícola, quando começa a introduzir no mercado local e nos mercados internacionais vinhos de alto gama no quesito qualidade. De lá pra cá contou com uma expansão forte em mais de 26 países e construiu uma linha de engarrafamento que dizem ser o estado da arte no quesito tecnologia, com capacidade de produção de 7000 garrafas por hora.

Sobre o vinho em questão, o Cavino Nemea Agiorgitiko 2011, é feito com 100% de uvas Agiorgitiko (autóctone) com denominação de origem Nemea. As vinhas estão plantadas em altitudes que variam entre 300 a 500 metros acima do nível do mar. Não passa por madeira. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor rubi violácea de média intensidade, com algum brilho e pouca transparência. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas complementavam o conjunto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas vermelhas basicamente, trazendo toques florais ao fundo. 

Na boca um vinho de corpo leve para médio, acidez na medida e taninos macios e fininhos. Retrogosto confirma o olfato num final de curta para média duração.

Um vinho simples, bem feito e sem defeitos. É assim que eu o definiria. Caiu bem com uma pizza num final de noite em um sábado qualquer. Eu recomendo.

Até o próximo. 

2 comments:

  1. Victor

    Bom dia!

    Também gostei deste vinho!

    Abraços...

    http://lavitavino.blogspot.com.br/2014/02/valle-del-elqui.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom dia !

      Obrigado pela visita e que bom que concordamos quanto ao vinho em questão.

      Belo blog, fotos extremamente bonitas esse seu!

      Continue conosco!

      Abração

      Delete