Tuesday, February 11, 2014

Espumante Don Laurindo Brut & Talharim com Camarões ao molho de Espumante!

Ao final de um dia estressante e cansativo, nada melhor do que ir pra cozinha com quem você ama e preparar um jantarzinho diferente e acompanha-lo de um belo espumante, certo? E foi desta maneira que o espumante Don Laurindo Brut saiu da adega para a nossa mesa.

Foto de arquivo pessoal mostrando a fachada da Vinícola Don Laurindo

A Vinícola Don Laurindo recebeu este nome e se estabeleceu como produtora e comercializadora de vinhos em 1991, porém sua história data de muito antes, quando as primeiras gerações da família Brandelli sairam do norte da Itália e vieram aportar na Serra Gaúcha, mais precisamente em Bento Gonçalves. Desde então o cuidado com as uvas desde os vinhedos até o envelhecimento, ou não, dos vinhos em madeira tem feito com que o prestígio e a qualidade da vinícola tenham subido e muito na consideração dos consumidores. O espumante em questão é um corte das uvas Chardonnay e Riesling Itálico, sendo que o processo de elaboração é o tradicional, com a segunda fermentação acontecendo dentro da garrafa. Sem maiores delongas vamos as impressões.


Na taça uma bonita cor amarelo palha com toques verdeais, muito límpido e brilhante. Perlage longa, borbulhas pequenas e abundantes. 

No nariz aromas de frutas tropicais com abacaxi em evidência com leve toque de evolução.

Na boca uma deliciosa e refrescante acidez e um corpo médio. Forma bom colchão de borbulhas na boca também com um retrogosto confirmando o olfato. Final de média para longa duração.

Um belo espumante, de uma vinícola tradicional brasileira que com certeza só tem a crescer com seus produtos de qualidade confirmada aqui pelo blog. Aliás, março estarei por terras gaúchas e com certeza a Don Laurindo estará entre as vinícolas que vou visitar. 


De acompanhamento para o espumante fizemos uma massinha bem gostosa, um talharim com um molhinho de camarões ao espumante maravilhoso. Vejam como é fácil:

Limpe os camarões (aproximadamente 400 a 500g daqueles menores) e prepare uma marinada com 1/2 garrafa de espumante, o suco de duas laranjas, um dente de alho e pimenta do reino a gosto. Coloque os camarões de molho nessa marinada por pelo menos 1 hora enquanto prepara os demais ingredientes. Antes de começar o preparo do prato, retire os camarões da marinada e escorra em uma peneira, reservando a marinada.

Em uma frigideira grande, derreta margarina com 2 colheres de azeite extra-virgem e refogue uma cebola picada, alho poró picado e mais um dente de alho, em fogo médio para não tostar. Quando a cebola estiver transparente, aumente o fogo, adicione um a um os camarões e frite-os por 5 minutos. Retire-os com uma escumadeira e reserve-os.



Junte a marinada aos sucos restantes na frigideira e reduza a 1 terço no fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando o molho estiver mais consistente, junte os camarões novamente, misture, acerte o sal e desligue o fogo. Adicione creme de leite, incorpore, salpique com salsa e cebolinha picadas e cubra a massa. Voilá.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment