Friday, February 28, 2014

Qual é o país que mais consome vinho no mundo?

Alguma vez você já se perguntou qual é o país que consome mais vinho per capita (por pessoa por ano)? Você provavelmente sabe que não é os EUA. Talvez a França, a Espanha, ou Itália? Também não. Pense menor: é notório que o tamanho importa na realização de um estudo como este, razão pela qual a pequena cidade-estado soberana da Cidade do Vaticano ganha o primeiro lugar aqui.


A Cidade do Vaticano consome, em média, 62,2 litros de vinho por pessoa, por ano de acordo com Instituto do Vinho da Califórnia. Isso equivale quase a 83 garrafas. A França vem em quinto, com 45,6 litros de vinho por pessoa a cada ano. A Itália, em nono lugar, consome modestos 37,6 litros per capita . E os Estados Unidos, você poderia perguntar? Apenas 10,5 litros por pessoa.

No caso da taxa de consumo do Vaticano, é de se esperar que nenhuma pequena parte desse valor anual está relacionada à comunhão com vinho (vinho usado nas missas e outros eventos religiosos). Mas, como qualquer professor de análise estatística irá dizer-lhe, quanto menor o grupo, maior a chance de distorções ocorrerem. Com uma população de apenas 836 pessoas em 2011, juntamente com um calendário cheio de eventos para entreter visitantes dignitários, o vinho da comunhão acima mencionado, e um único homem branco e mais velho, sem filhos contabilizados ..bem, esses números realmente fazem muito sentido.


Matéria originalmente publicada em www.winespectator aqui traduzida e adaptada.

No comments:

Post a Comment