Monday, February 17, 2014

Terras do Demo Touriga Franca 2008

Um final de semana agitado. É assim que eu posso descrever o nosso último final de semana. E é claro que depois de todo vai e vem, nada melhor que tomar um bom vinho para fechar a noite de domingo, não é mesmo? E o escolhido para a árdua tarefa deste final de semana foi o Terras do Demo Touriga Franca 2008, mais um portuga por aqui.


Este vinho é produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora CRL, que fica situada na Região Demarcada do 'Távora - Varosa', inserida entre a região do Douro e do Dão, em Portugal e é feito com 100% de uvas Touriga Franca. Estagiou em barricas de carvalho francês de primeiro uso por 12 meses e após descansou por mais 6 meses em garrafa para criar complexidade. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi violácea de média para grande intensidade, algum brilho e pouca transparência. Lágrimas finas, rápidas, espassadas e ligeiramente coloridas.

No nariz o vinho apresentou aroma de frutos escuros, toques florais e leve lembrança de baunilha. Ao fundo de taça ligeiro tostado podia ser sentido.

Na boca o vinho teve uma entrada um pouco quente e se mostrou de corpo médio para encorpado, acidez na medida e taninos marcados e rascantes, mas de boa qualidade. Álcool arrefeceu com o tempo em taça. Retrogosto confirma o olfato principalmente no tocante aos frutos escuros e flores. Final ligeiramente amadeirado de média para longa duração.

Mais um bom vinho apresentado pela Winelands e seu clube de vinhos. Recomendo abrir o vinho um pouco antes para diminuir a sensação alcoólica e domar um pouco os taninos. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment