Thursday, January 5, 2012

Alta Vista Premium Malbec 2009

Sabe aqueles dias que depois de tudo que você já fez, sente aquele pequeno tédio e a vontade de somente relaxar, tomar um vinho e relaxar? Pois foi nessa toada que este malbec argentino apareceu em minha vida. Estava eu, após um dia de trabalho, academia, notícias, sentado em minha cama pensando na vida quando me bateu uma vontade de tomar um vinho e coincidentemente não tinha nenhuma garrafa comigo. Resolvi ir até um local perto de casa que tem algumas coisas razoáveis a preços razoáveis para pegar algo. Chegando lá resolvi que iria escolher obviamente um vinho que ainda não havia provado, o que me deixou com algumas opções ilustremente desconhecidas. E ai optei pelo Alta Vista Premium, o que se mostraria mais tarde uma excelente opção e descoberta.

A Bodega Alta Vista é de uma família francesa que se estabeleceu em Mendoza em 1998, plantando as uvas ícones argentinas, Torrontes e Malbec, e desde então vem colhendo os frutos de todo seu empenho com vinhos de reconhecida qualidade, desde as suas linhas de entrada. O vinho é feito com uvas 100% malbec provenientes dos vinhedos de Mendoza e passam por afinamento de 12 meses em carvalho francês e americano. Vamos as impressões.


Na taça o vinho tinha uma cor violácea muito profunda, quase negra, que em conjunto com suas lágrimas extremamente coloridas tingiam as paredes da taça de uma maneira impressionante. A expectativa é de um vinho com muita potência, muita juventude, como a maioria dos malbec argentinos tem se mostrado.

No nariz o vinho demonstrou uma boa complexidade aromática, começando com frutos vermelhos frescos (morango/cereja) passando por café torrado, caramelo, um pouco de couro e carne defumada e leve toque de especiarias. O vinho mudava muito a cada instante na taça, o que eu achei interessante tendo em vista que o vinho não é nenhum topo de gama.

Na boca o vinho perde um pouco desta potência toda demonstrada até aqui, mas tinha corpo médio, boa acidez e taninos finos mas presentes e em boa quantidade. Trazia no retrogosto muita fruta e alguma coisa de chocolate. Final de média duração. 

Um vinho que me surpreendeu positivamente, pois eu não nutria quaisquer expectativas sobre ele. Não tem defeitos e apresenta boa relação custo benefício. Sinceramente, um vinho para se ter na adega e para beber no dia a dia. Eu recomendo!

Até o próximo!

2 comments:

  1. Onde encontro este vinho no Rio de Janeiro?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prezado amigo,

      Infelizmente não sei onde este vinho pode ser encontrado no Rio de Janeiro mas existem sites na internet que vendem e entregam tb no Rio (não esqueça de consultar o frete). Procure no www.wine.com.br pois já ouvi boas recomendações deles.

      Abraços e obrigado pela visita.

      Delete