Thursday, July 18, 2013

Zuccardi Serie A Syrah 2011

Em mais uma noite de esbórnia enogastronômica em casa este foi o vinho escolhido para acompanhar uma torta de liquidificador com recheio de carne seca e queijo coalho, de comer de joelhos. E como já é de praxe, falaremos a respeito do vinho por aqui.


Sobre a Zuccardi já falei muito aqui no blog e vocês já devem estar cansados de saber que é uma vinícola que admiro muito pois em todas a linhas com que trabalha sempre apresenta vinhos de qualidade. E não é diferente com esta linha "Serie A", onde segundo o produtor, o A vem de Argentina e a linha de vinhos é produzida com o intuito de demonstrar todo o potencial de diversos microclimas e micro regiões que existem dentro de Mendoza. E acho que o objetivo é atingido.

Já no tocante ao vinho, um varietal feito com uvas 100% Syrah colhidas em duas regiões diferentes: 60% de Santa Rosa e de Agrelo, no Valle de Uco. A fermentação malolática acontece previamente ao envio de 30% do vinho para barricas de primeiro, segundo e terceiro usos por aproximadamente 10 meses. Atinge 14% de graduação alcoólica. Vamos finalmente as impressões.

Na taça uma bonita cor violácea de média intensidade, com alguma transparência e bom brilho. Lágrimas finas, espassadas e ligeiras com leve cor ajudam a tingir as paredes da taça.

No nariz o vinho abre com aromas de frutos escuros maduros, toques de pimenta e floral. Ligeiro aroma tostado no fundo de taça.

Na boca o vinho apresenta corpo médio, boa acidez e taninos marcados, ligeiramente rascantes mas de boa qualidade. Retrogosto confirma frutas e pimenta num final de média para longa duração.

Mais um grande vinho da Zuccardi, muito interessante e que foi muito bem com a torta. Este foi um presente e por isso não comento sobre valores nem nada parecido, só aconselho que provem o vinho.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment