Wednesday, July 24, 2013

Winebar com House of Mandela: Impressões!

Conforme eu havia avisado a vocês, queridos leitores (aqui), na noite de ontem aconteceu mais um Winebar ao vivo, desta vez com vinhos Sul Africanos da "House of Mandela" com a parceria da importadora Ravin. Para os mais desavisados, vale lembrar que o Winebar é um lugar na internet onde se promovem experiências únicas para os apaixonados pelo vinho e gastronomia através de transmissões AO VIVO, onde você pode provar junto com produtores, importadores, formadores de opinião e afins os melhores vinhos do mundo falando diretamente com eles, enviando seus comentários, dúvidas e tudo que achar pertinente.

Sobre a House of Mandela, complementando um pouco da informação dada no post anterior sobre o assunto, vale dizer que é uma marca criada pela família Mandela para licenciamentos relacionados ao vinho e que utiliza outras vinícolas do país para produção de seus vinhos, vinícolas estas criteriosamente selecionadas a fim de associar o nome da família a produtos de qualidade. Um ponto muito interessante e bonito também sobre a vinícola é que ela segrega parte dos lucros obtidos com a vendagem dos vinhos para auxiliar a fundação que leva o nome de Mandela no auxílio as famílias em dificuldades na África.

Os vinhos degustados na noite de ontem foram:

HOUSE OF MANDELA THEMBU COLLECTION SAUVIGNON BLANC 2012: vinho feito com uvas 100% Sauvignon Blanc da região de Western Cape, na África do Sul. Passa por um interessante e não usual processo de 4 meses de fermentação em tanques de inox antes de ser engarrafado. Na taça mostrou uma coloração amarelo palha bem clarinha, límpida e brilhante com lágrimas finas, rápidas e incolores. Já com relação aos aromas, dominado por frutas cítricas e tropicais além de toques de aspargos. Na boca é que o vinho realmente se mostra, com uma acidez crocante, corpo médio e muita fruta. Final de longa duração. Extremamente fresco, combinou perfeitamente com filets de Saint Peter temperados com limão siciliano, pimenta e sal assados em papelotes de papel alumínio e arroz com brócolis. Fácil afirmar que combina bem com frutos do mar, entradas e saladinhas além de ser ótimo pra se beber por si só!


HOUSE OF MANDELA THEMBU COLLECTION PINOTAGE 2012: vinho feito com uvas 100% Pinotage da mesma região do vinho anterior com maturação de 6 meses em barricas de carvalho. Na taça mostrou cor violácea de média intensidade, pouca transparência e bom brilho. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas completavam o visual do vinho. No nariz o vinho apresentava aromas de frutos escuros e especiarias. Na boca taninos firmes, marcados mas de boa qualidade somados a um corpo médio e boa acidez. Retrogosto confirma olfato com fruta escura em evidência e leve picância num final de média duração. Vinho sem defeitos mas na minha opinião inferior ao branco, principalmente se levarmos em conta o custo x benfício. Harmonizou bem com uma maminha assada com batatas. 


Dois vinhos bacanas e com muita história por trás. Existe quem critique a exploração do nome Mandela, ainda mais com sua atual situação de saúde, mas acho válido principalmente por destinar parte do lucro para ajudar a um povo extremamente sofrido. Aproveitou ainda o boom do consumo de vinho que a Copa do Mundo de 2010 ajudou a promover por lá. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment