Thursday, July 31, 2014

Decoy Sonoma County Zinfandel 2011: Um belo vinho americano na taça

Mais um dia de falar de uma de minhas uvas preferidas por aqui, a Zinfandel. E olha que os vinhos feitos com esta uva são normalmente do tipo ame ou odeie. Obviamente sou da primeira vertente. A maioria das pessoas que entendem de vinho, com razão, criticam os vinhos feitos a partir da Zinfandel pois muitos são muito simples, planos, sem complexidade, extraídos excessivamente e muitas vezes enjoativos (principalmente pela falta de acidez característica) além é claro dos preços um pouco salgados para os consumidores brasileiros. Eu, por sua vez, tendo sorte de poder assinar o clube de vinhos da importadora SmartBuyWines, tenho a oportunidade de ter contato com muitos vinhos feitos a partir desta casta e gosto da maioria. Enfim, o vinho de hoje é o Decoy Sonoma County Zinfandel 2011.


O Decoy Sonoma County Zinfandel 2011 é produzido pela Decoy Winery, parte do grupo americano Duckhorn. O grupo Duckhorn é composto por 4 vinícolas: Duckhorn, Paraduxx, Decoy e Migration. A experiência do time de enólogos da Paradux, que tem feito blends de Zinfandel de alta qualidade em Napa desde 1994, ajudou a Duckhorn a produzir o Decoy Zinfandel e a explorar a robusta uva Zinfandel como um varietal puro. A Decoy Winery tem obtido lugar de destaque junto ao grupo por seu estilo distinto, que enfatiza vinhos prontos (desde a liberação ao mercado) que são capazes de expressar o seu encanto e complexidade em sua juventude.

Já sobre o Decoy Sonoma County Zinfandel 2011 propriamente dito, é um varietal elaborado com 100% de uvas Zinfandel oriundas da AVA Sonoma County que passa por envelhecimento em barricas de caravalho por 12 meses(90% carvalho francês e 10% americano) sendo que destes, 35% de primeiro uso e 65% de segundo uso. Tem 13,9% de álcool. Vamos as impressões?

Na taça o vinho mostrou uma bonita cor violácea de grande intensidade, bom brilho e pouca transparência. Lágrimas finas, moderadamente rápidas e coloridas também completavam o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, toques de especiarias e baunilha. 

Na boca o vinho se mostrou encorpado, com uma boa acidez e taninos sedosos e macios. Retrogosto confirma o olfato e o final é de longa duração.

Mais um belo vinho apresentado pela SmartBuy Wines. Não é barato, mas satisfaz minha paixão. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment