Thursday, August 21, 2014

Piedras Pizarras Cabernet Sauvignon 2013: Fechando o #WinesofChileSP!

Não era propriamente um fechamento do evento mas sim o encerramento da Masterclass "Os Extremos do Chile" mas mesmo assim, digamos que era o início do fim. E fecharíamos esta primeira etapa do evento com chave de ouro, um grande vinho de uma das castas que tem se mostrado muito bem em alguns vinhos e vinhedos no Chile. É claro que estamos falando do Piedras Pizarras Cabernet Sauvignon 2013.
 
 
Este vinho é elaborado pela gigante chilena Santa Carolina, que possui diversas marcas e diversas linhas de vinhos sob suas asas. Atualmente a Viña Santa Carolina é parte do grupo "Carolina Wine Brands", um dos maiores grupos de vinhos chilenos. Atualmente pertence ao grupo de agronegócios Watt’s S.A., de propriedade da família Larraín. Com mais de 135 anos de história, é uma das vinícolas mais antigas do Chile. Discorrer sobre sua história portanto pode soar cansativo e inócuo, passando então ao que interessa.
 
O Piedras Pizarras Cabernet Sauvignon 2013 é um lançamento da marca e ainda não possui nem um rótulo definitivo. Feito com 100% de uvas Cabernet Sauvignon colhidas no Vale do Cachapoal que após fermentado em tanques de aço inoxidável passa por 14 meses de envelhecimento em barricas de 2o, 3o e 4o uso. Atinge cerca de 12,8% de teor alcoólico. Vamos as impressões?
 
Na taça o vinho se mostrou de coloração violácea de grande intensidade, quase sem nenhuma transparência e com algum brilho. Lagrimas finas, rápidas e levemente coloridas tingiam também as paredes da taça.
 
No nariz o vinho apresentou aromas de frutas em compota, especiarias, alcaçuz e leve toque herbáceo ao fundo.
 
Na boca o vinho se mostrou com corpo médio, com uma boa acidez e com taninos presentes, mas de boa qualidade. Retrogosto confirma o olfato e o final é de longa duração.
 
Fechávamos assim a masterclass com mais um belo vinho chileno, gostoso e que pareceu bem equilibrado mas que tende a evoluir ainda. Eu recomendo.
 
Até o próximo!

No comments:

Post a Comment